São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criada em 67, a Unimed é a cooperativa médica mais lembrada pelo consumidor

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ironicamente, a Unimed não é um plano de saúde. Foi criada justamente para combater o que seu presidente chama de ``intermediários mercantilistas": as empresas de medicina de grupo e administradoras dos planos de saúde.
A Unimed é uma cooperativa, onde os donos são os próprios médicos. As regras para seu funcionamento são ditadas pelo Ministério da Agricultura. ``No Brasil, acredita-se que cooperativa é sempre ligada à atividade agrícola", queixa-se Edmundo Castilho, presidente da Unimed do Brasil.
Castilho é o criador da primeira Unimed do país, em Santos (SP), inaugurada em 1967, no auge da ditadura militar.
Na verdade, o que os médicos queriam era uma remuneração maior que a oferecida pelas empresas de medicina de grupo, que dominavam o mercado em São Paulo e começavam a penetrar no interior do Estado.
Essa penetração foi bloqueada pela criação das várias Unimeds no interior de diversos Estados. Poucos anos após a primeira, as cooperativas médicas já se espalhavam por 33 municípios.
Hoje, as Unimeds têm 8,5 milhões de usuários, 72 mil médicos cooperados, 3.500 hospitais e 3.200 laboratórios.
Em 1975, uma convenção das Unimeds decidiu pela unificação da marca e do logotipo, um ``pinheirinho", criado pela mulher de um médico paulista.
A primeira campanha nacional começou em 92. O objetivo principal era (e ainda é) aumentar a participação nos grandes centros urbanos, onde as empresas de medicina de grupo continuam sendo muito fortes.
Em 92 e 93, as cooperativas gastaram US$ 2 milhões com a área de comunicação, diz José Humberto Affonseca Sobrinho, diretor da agência Chris Colombo, que detém a conta da Unimed Brasil. Segundo ele, apenas uma grande empresa de medicina de grupo gastou, em 93, US$ 25 milhões.

Texto Anterior: Hellmann's, pioneira em maionese, inova e lança molhos para salada
Próximo Texto: Doriana já tem uma linha de margarina Tropical sob medida para o Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.