São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERMAT; MALÁRIA

FERMAT
Um pesquisador da Universidade de Princeton (Nova Jersey, EUA) anunciou pela segunda vez ter solucionado um dos maiores problemas matemáticos do mundo –o último teorema de Fermat, proposto há 350 anos. Andrew Wiles diz ter resolvido as falhas existentes em sua primeira tentativa de resolver o problema, de junho de 1993. O teorema proposto pelo francês Pierre de Fermat diz que o número oito, por exemplo, não pode ser resultado da soma de dois outros números inteiros e positivos elevados ao cubo (a equação a ser resolvida, no caso, seria: x3 + y3 = 23). Wiles trabalhou com Richard Lawrence Taylor, da Universidade de Cambridge (Reino
Unido).

MALÁRIA
Testes feitos com crianças na Tanzânia (sudeste da África) mostram que a primeira vacina sintética contra a malária conferiu proteção a 31% dos voluntários vacinados. De acordo com a pesquisa, publicada no último número da revista britânica "The Lancet", 274 crianças de um a cinco anos foram testadas com a vacina, enquanto 312 receberam uma substância inócua (placebo). O estudo divulgado traz os primeiros resultados da aplicação da vacina fora da América Latina. No ano passado, a vacina SPf66, desenvolvida pelo colombiano Manuel Patarroyos, foi testada na Colômbia. Os testes haviam mostrado que a vacina funcionara em 39% dos casos.

Texto Anterior: Amanhã circula novamente o `Folha/Aurélio'
Próximo Texto: Tucano reafirma plano privatista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.