São Paulo, terça-feira, 1 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

'Edmundo é o culpado', diz árbitro

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O árbitro do jogo de domingo entre Palmeiras e São Paulo, Cláudio Cerdeira, 39, afirmou que o jogador palmeirense Edmundo "foi o culpado por toda a violência" na partida.
Na súmula entregue ontem à Confederação Brasileira de Futebol, Cerdeira relatou o tapa de Edmundo no meia Juninho e o soco no lateral André.
Edmundo será julgado quinta-feira pela comissão disciplinar da CBF. Pode ser suspenso por até 90 dias (leia reportagem nesta página).
"Edmundo teve um ato destemperado", disse Cerdeira à Folha. "Foi irresponsável. Cometeu um ato de violência contra a torcida, que antes do jogo fizera um ato justamente contra a violência no futebol."
O jogo de anteontem teve briga generalizada, iniciada aos 43min do segundo tempo, quando Edmundo saía, expulso, de campo, depois de ter discutido com Juninho, também expulso.
Além deles, foram expulsos Muller, Gilmar (dois são-paulinos), Antônio Carlos e César Sampaio (palmeirenses).
Cerdeira escreveu que Juninho foi expulso por ofender Edmundo. Os outros quatro, por agressões na briga entre jogadores.
O árbitro não cita na súmula o diretor de futebol são-paulino Kalef João Francisco, acusado por Edmundo de tê-lo xingado e de ser o principal incitador da violência.
"Só soube da suposta participação desse diretor na confusão à noite, pela televisão", contou Cerdeira. "Mas só escrevi o que vi no estádio."
Cerdeira disse que expulsou o técnico do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo, aos 9min do primeiro tempo porque o treinador reclamou da marcação de um lateral a favor do adversário.
Segundo o árbitro, Luxemburgo gritou: "Você quer foder com meu time, caralho. Vou ficar de olho em você."
"Já que ele queria ficar de olho em mim, que ficasse com um binóculo olhando da arquibancada", ironizou ontem Cerdeira.
O árbitro elogiou o comportamento do técnico do São Paulo, Telê Santana. "Nunca o vi tão tranquilo. Acho que estava com medo de também ser expulso em caso de reclamação."
Este ano, Cerdeira foi cumprimentado por Telê e Luxemburgo, após apitar partida entre Palmeiras e São Paulo no Morumbi.
Engenheiro, trabalha na Light. Foi o responsável pela denúncia do "escândalo da arbitragem" em janeiro no Rio.
Suas denúncias resultaram no afastamento do ex-diretor da Federação Estadual Wagner Canazaro, acusado de integrar um "esquema" de corrupção de árbitros.

LEIA MAIS
Sobre violência no futebol na pág. 3

Próximo Texto: Suspensão pode ser de 90 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.