São Paulo, terça-feira, 1 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abrem-se as cortinas

FÁBIO SORMANI

Começa nesta sexta-feira o maior campeonato de basquete do planeta. Doze partidas vão movimentar a primeira rodada da temporada 94/95, sendo que uma delas acontece em Yokohama, Japão.
Será o terceiro campeonato, dos últimos cinco, onde a NBA faz um de seus jogos iniciais no Japão. Isso depois de ter expandido seus horizontes, durante a "pre-season" –a temporada de amistosos–, com jogos na França, Espanha, Itália, México e Porto Rico.
Nesta temporada, a TVA Esportes irá mostrar novamente duas partidas por semana ao vivo – sempre às terças e sextas-feiras. A Rede Bandeirantes irá fazer pelo menos um jogo ao vivo por mês.
Anote a primeira rodada: Boston x New York, Philadelphia x Milwaukee, Washington x Orlando, Atlanta x Indiana, Detroit x Lakers, Houston x New Jersey, San Antonio x Golden State, Denver x Minnesota, Utah x Miami, Sacramento x Phoenix, Chicago x Charlotte e Clippers x Portland.
As duas últimas partidas serão mostradas ao vivo pela TVA Esportes, a partir das 23h de Brasília. A primeira: Chicago x Charlotte, direto do novíssimo ginásio dos Bulls; a segunda: Clippers x Portland, ao vivo de Yokohama.
As principais mudanças nas regras para esta temporada visam acabar com a violência. Exemplos: jogador que for pego brigando pode pagar multa de até US$ 20 mil e suspensão por quatro jogos, sem direito a substituição; gestos agressivos em quadra vão resultar em faltas técnicas e duas delas eliminam o jogador da partida.
Quanto aos times, as principais mudanças foram: Dominique Wilkins deixou os Clippers e foi para o Boston, Danny Manning não é mais jogador do Atlanta Hawks, agora defende as cores do Phoenix Suns, e Horace Grant abandonou os Bulls para tornar-se parceiro de Shaquille O'Neal, no Orlando.
Pelo que vi nesta "pre-season", faço a seguinte análise:
1) Na Conferência do Atlântico, o New York deve novamente fazer a final, mas seu adversário não será o Indiana, mas sim o Orlando. Os times que devem subir: Boston e Detroit. Os Celtics graças a Dominique e os Pistons por causa de seu "rookie" Grant Hill.
2) Na Conferência do Pacífico, o Houston é grande candidato à final, mas não terá como rival o Utah, mas sim o Seattle. O time que deve subir: Denver, experiente e reforçado de Jalen Rose, o "rookie" vindo da Michigan State.
Apenas previsões, que podem desabar ao longo do campeonato.

Texto Anterior: Corinthians terá só 2 no ataque no returno
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.