São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIS faz mostra franco-latina de vídeo-arte

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo o 14º Festival Franco Latino Americano de Vídeo Arte. É a primeira vez que o Brasil participa do circuito do festival, que reúne há 14 anos trabalhos provenientes da França e de países sul-americanos.
Este ano as etapas anteriores do festival aconteceram em Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia). Além de vídeos desses países, o evento traz trabalhos de realizadores franceses e, na seleção "Corazonada", produções de outros países europeus.
Dois realizadores, ambos franceses, terão retrospectivas especiais: o veterano Robert Cahen, autor de uns 50 vídeos, e Cécile Babiole, experimentadora obcecada pelos temas do sonho e da realidade virtual.
Cahen, que já fez vídeos a partir de obras das artes plásticas, da dança e da música, é um autor que leva às últimas consequências a idéia do vídeo como um meio de expressão específico, que não deve ser uma imitação pálida do cinema, mas um instrumento para a criação de novas realidades visuais e sonoras.
Em "Juste le Temps" (programado para sábado, às 18h30), por exemplo, Cahen transforma a paisagem campestre vista de um trem numa paisagem lunar e fantasmagórica, que serve de moldura a um encontro apenas sugerido entre um homem e uma mulher. Os esboços de personagens, as sementes de narração servem apenas para criar uma certa tensão erótica e dramática em meio às imagens virtualmente abstratas produzidas pelo movimento do trem.
A busca de uma linguagem na fronteira entre o figurativo e o abstrato marca também "En Pire", de Cathy Wagner e Patrick de Greetere (hoje, 21h), um exercício em preto e branco sobre as relações entre a luz e o tempo.
Outro destaque da programação de hoje, dentro da seleção "Corazonada" (21h30), é o vídeo "Tango", de Zbigniew Rybczynski, realizador polonês que há alguns anos virou uma espécie de sinônimo de experimentação em vídeo.
Além disso, serão exibidos hoje (às 20h) quatro vídeos brasileiros, entre eles "Rithm(o)z", de Tadeu Jungle, e "VT Preparado AC/JC", de Walter Silveira e Pedro Vieira. A seleção brasileira terá uma segunda parte no domingo, dia de encerramento do festival.
Evento: Festival Franco Latino Americano de Video Arte
Quando: de hoje a 6 de novembro
Horário: a partir das 20h (hoje e amanhã) e 17h (sábado e domingo)
Local: MIS (av. Europa, 158)

Texto Anterior: Memórias de amante de Sartre chegam às livrarias
Próximo Texto: Rita Lee, Barão Vermelho e Spin Doctors dividem show com Stones
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.