São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Consolidar democracia é desafio urgente'

NELSON MANDELA

Para o presidente Nelson Mandela, só a melhora da qualidade de vida dos sul-africanos garante estabilidade política

Entre nossos desafios mais urgentes está a consolidação de nossa recém-adquirida democracia. Acima de tudo, nós entendemos que a democracia seria um ideal nobre e pio se não fosse acompanhada por programas concretos para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos sul-africanos.
O sucesso de nosso Programa de Reconstrução e Desenvolvimento é crucial para a sobrevivência e desenvolvimento da democracia. Se nós não estivéssemos começando a atender com sucesso a questão de crescimento econômico, desenvolvimento e distribuição equitativa de riquezas para acabar com as iniquidades impostas pelo apartheid, nós não seríamos capazes de falar de maneira convincente sobre justiça e estabilidade social.
Nossa economia começou a mostrar sinais de recuperação –resultado, em grande parte, das realizações políticas que nós alcançamos. Isso, no entanto, não será fácil. Nós sofremos o problema de uma injeção lenta de investimentos estrangeiros, de inflação e de baixas reservas.
Entre os desafios que o governo enfrenta com sucesso está a criação de um ambiente no qual os pequenos e grandes negócios possam empenhar-se. Estamos comprometidos com a disciplina fiscal e com a administração prudente dos recursos nacionais.
Nossos esforços estão marcados pelo compromisso em envolver a sociedade como um todo. Essa é uma parceria que deve atender à reestruturação de nossas indústrias para torná-las mais competitivas no mercado internacional, melhorar a produtividade e conferir habilidades para os empregados.
É uma parceria com a qual não apenas o governo, mas também os negócios organizados e o trabalho estão comprometidos, e que está na base de nosso recém-formado Conselho Nacional de Economia, Desenvolvimento e Trabalho. Esse conselho será o berço de estratégias para um crescimento econômico sustentável e equitativo.
Sabemos também que, através dos filtros da mídia internacional, o público pode ter a percepção de que o crime e a impunidade estão correndo soltos em nosso país. O crime é de fato um problema sério e que nos preocupa profundamente. Mas os desenvolvimentos mais importantes nesse sentido dizem respeito à transformação de uma força policial considerada pela maioria dos sul-africanos como ilegítima em uma baseada no policiamento comunitário.
No entanto, o que é necessário é implementar velozmente o Programa de Reconstrução e Desenvolvimento, para eliminar as causas de instabilidade e desconfiança do passado. Nós estamos determinados a ter sucesso em nossos esforços. E estamos confiantes de que, com o auxílio da comunidade internacional, conseguiremos.

Tradução de Fernando Rossetti.

Texto Anterior: 'Lua-de-mel'com novo regime durou pouco
Próximo Texto: Cabo é roteiro histórico para brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.