São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miniconcorrente da Coca chega ao país

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O menor dos grandes concorrentes que disputam o bilionário mercado mundial de refrigerantes cola acaba de aterrissar nas prateleiras da Grande São Paulo.
É a sexagenária RC Cola, que se projetou nos EUA com campanhas comparativas que fustigam os gigantes Coca e Pepsi.
Através de contrato de franquia, o Grupo Momesso, de Sorocaba (SP), iniciou a produção de 150 mil a 200 mil caixas mensais do refrigerante de origem norte-americana.
A marca está sendo comercializada em embalagem PET de dois litros. O Grupo Momesso, que também produz sob licença Crush, Grapette e Gini, afirma ter investido R$ 500 mil no negócio.
Outros 12 franqueados serão nomeados até o fim do ano. O objetivo da Royal Crown Company é que sua marca seja distribuída nacionalmente dentro de dois anos.
A empresa afirma deter 3% do mercado norte-americano de refrigerantes e quer conquistar igual participação no brasileiro, onde são vendidos 3 bilhões de litros anuais de cola –51% do volume total de refrigerantes.
A Coca-Cola mantém liderança folgada no segmento, que domina com 87,5% de participação, seguida da Pepsi. Por enquanto, a RC Cola (pronuncia-se "ârr ci") pode ser encontrada em lojas das redes Pão de Açúcar e Carrefour.
Pelo acordo de franquia firmado com a Royal Crown Company, o Grupo Momesso recebe xarope da cola, tecnologia, apoio mercadológico e ganhou licença para explorar a marca.
"A expansão vai depender da aceitação pelos consumidores", afirma o empresário Odair Momesso. "Temos capacidade para produzir até um milhão de caixas mensais".
A Royal Crown investe US$ 15 milhões em campanhas publicitárias este ano, que somente serão veiculadas no Brasil em 1995. Momesso pretende trazer comerciais norte-americanos, como o hilariante "Fish", que ganhou leão de prata no Festival do Filme Publicitário de Cannes 1994.
O enredo mostra um campeonato de pesca, em que latas de Coca-Cola e de Pepsi são usadas para fisgar –literalmente– os consumidores. A RC Cola é apresentada como opção para quem quer se diferenciar. "Ouse, saia da mesmice", apela o slogan.

Texto Anterior: Banco Central realiza leilões de câmbio
Próximo Texto: Fed volta a intervir para impedir queda do dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.