São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA inicia torneio com novas regras e mais cestas

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A NBA abre hoje sua temporada 94-95 com um desafio aos seus astros: novas regras, que facilitam registros de contagens mais altas e mais espetáculo.
A rodada desta noite tem 12 jogos, um deles programado para Yokohama, no Japão, entre o Los Angeles Clippers e o Portland Trail Blazers.
É o último campeonato com 27 equipes. Na próxima temporada, a liga profissional de basquete norte-americana vai incluir nas disputas dois times canadenses: Toronto Raptors e Vancouver Grizzlies.
A mudança na distância da linha dos três pontos, agora uniforme em 6,71 metros (anteriormente tinha 6,71 na lateral e evoluía até 7,23 m na frente do garrafão) é a principal novidade nas regras.
Outras alterações também são importantes, pois reduzem o contato físico e protegem mais os atletas do jogo violento.
O atleta que receber falta no momento do arremesso de três pontos terá direito a três arremessos livres (e não dois); aquele que cometer falta intencional será expulso; é proibido o contato com as mãos entre o campo de uma equipe e a linha de defesa adversária.
No início dos jogos da pré-temporada, com os times ainda se adaptando ao novo regulamento, a média das contagens subiu aproximadamente 7% em relação ao último campeonato.
As novas regras aproximam mais a NBA da Fiba (Federação Internacional de Basquete), entidade que controla o esporte nas principais competições internacionais, como os Mundiais e Olimpíada.
Os técnicos das 27 equipes devem estabelecer muitas mudanças em seus esquemas de jogo, buscando tirar o máximo proveito das novidades. Na última temporada, o jogo pesado foi bastante criticado e tirou um pouco do show.
Essa constatação ficou mais evidente porque a liga estava enfrentando uma nova fase desde que seus principais astros da década de 80 –Magic Johnson, Michael Jordan e Larry Bird, entre outros– haviam deixado as quadras.
Na decisão, os finalistas –Houston Rockets e New York Knicks– disputaram sete jogos sem que ultrapassassem cem pontos em nenhum deles. Prevaleceu o jogo defensivo, mais truculento, com pouco espetáculo.
Scottie Pippen, ala dos Bulls e um dos jogadores mais habilidosos da liga, gostou das novas regras. "Ofensivamente é genial", disse.
Já o pivô Dikembe Mutombo, do Denver, com bom rendimento em bloqueios, criticou a redução do contato com as mãos.
A temporada tem outra curiosidade: é ponto inicial para a avaliação dos jogadores que poderão integrar o olímpico "Dream Team 3" (Time dos Sonhos 3). A Olimpíada-96 será em Atlanta, EUA, o que faz crescer a expectativa em torno da seleção americana.

Texto Anterior: Torneio já tem times das oitavas definidos
Próximo Texto: Houston tenta o bicampeonato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.