São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formato dá mais chances

DA REDAÇÃO

A 18ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo se diferenciou das anteriores pelo fato de seus organizadores terem adotado o formato competitivo.
A premiação, de fato, nunca esteve ausente das edições anteriores, mas se limitava à escolha de melhores segundo a crítica e o público.
Neste ano, foram os seguintes os critérios utilizados para que os trabalhos estivessem aptos à competição: que se tratasse de filme de diretor estreante (até o terceiro filme) e que estivesse disponível para exibição até o fim da primeira semana da programação.
Segundo o cineasta Carlos Reichenbach, membro do júri da Mostra, os critérios de premiação para cineastas estreantes evitaram que estes filmes, desconhecidos do público e sem aval de outros festivais, submergissem em meio à extensa diversidade de títulos exibidos.
Alguns problemas implicaram a exclusão automática de alguns trabalhos. Com as dificuldades já tradicionais para a liberação pela alfândega, alguns filmes programados para serem exibidos durante a primeira semana foram prejudicados.
Também o critério adotado para equilibrar a disputa, considerando apenas os filmes que tiveram no mínimo 50 espectadores-votantes em cada sessão deixou trabalhos importantes de fora.

Texto Anterior: Três filmes dividem troféu da competição
Próximo Texto: Prêmio da Crítica só surpreende o ganhador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.