São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista revela filha de Mitterrand

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

A revelação de que François Mitterrand teria uma filha de 20 anos fora do casamento repercutiu mal na França –não para o presidente, mas para a "Paris Match".
A revista publicou ontem fotos de Mitterrand, 78, com sua suposta filha, Mazarine, à porta de um restaurante parisiense."Paris Match" rompeu uma tradição da imprensa francesa, que, ao contrário de seus colegas britânicos e norte-americanos, jamais trata da vida privada de políticos.
A classe política reagiu com desprezo à revelação. Mitterrand e o primeiro-ministro Edouard Balladur não se pronunciaram.
O ex-presidente Giscard d'Estaing disse lamentar a publicação "sem concordância da família".
O presidente da Comissão Européia, Jacques Delors, provável candidato socialista à sucessão de Mitterrand, afirmou que "deve ser feita uma distinção entre a vida privada e a política".
A imprensa também criticou a revelação. O jornal "Le Monde" dedicou ao assunto apenas um pequeno texto em suas páginas internas. O título, "E daí?", dá uma idéia do conteúdo do artigo.
Desde 1984 a imprensa francesa sabia da existência de Mazarine. O próprio presidente a confirmara a um repórter de TV. Mas o segredo foi guardado.
}Paris Match se defendeu, afirmando que o próprio Mitterrand, ao levar Mazarine a recepções oficiais, estaria indicando desejo de quebrar o segredo.
A revista se baseia no livro do jornalista Philippe Alexandre, intitulado }Defesa impossível de um velho presidente abandonado pelos seus, lançado ontem.
Segundo Alexandre, }o presidente não faz mistério. O segredo não tem mais razão de ser.
Mitterrand teria conhecido uma }jovem discreta e culta na praia de Hossegor (sudoeste da França), há 20 anos.
Sofrendo de câncer na próstata, Mitterrand teria reconciliado as duas famílias recentemente.

Texto Anterior: Clinton afasta Hillary de projeto; Jornal dá prêmio a conhecedor de Deng; Amante de Profumo diz ater sido espiã; é preso 'assassino por natureza'
Próximo Texto: Rainha aprova lei anticrime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.