São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas muda seu programa de TV a conselho dos assessores de FHC

CARLOS MAGNO DE NARDI; EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupado com a facilidade de comunicação de seu adversário, Francisco Rossi, Mário Covas acatou as recomendações de assessores do presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, e se submeteu às técnicas de marketing.
Avesso a um tratamento mais técnico de candidatos durante as campanhas eleitorais, Covas protagonizou a mudança mais significativa no horário eleitoral gratuito.
Seguindo orientações do grupo de FHC, Covas deixou de priorizar na TV suas metas de governo para sucumbir a uma apresentação mais elaborada e bem produzida, com fotos preto e branco, imagens de seu cotidiano e tons suaves.
Nessa alteração, o candidato consultou seus principais assessores, entre eles o jornalista Oswaldo Martins, Robson Marinho e Antonio Angarita e o deputado federal José Anibal.
A principal alteração na campanha eletrônica de Covas foi precedida por uma reunião entre Angarita, Miguel Reale Júnior e o ex-deputado José Gregori, colaboradores da campanha de FHC.
Durante o encontro, os colaboradores da campanha presidencial tucana sugeriram a transferência de toda estrutura de FHC em São Paulo para Covas e alterações na equipe de produção para TV.
A segunda proposta não foi acolhida, mas a produtora de Covas, a GW, passou a seguir os padrões do programa de FHC.
O deputado José Anibal diz que as alterações fazem parte da estratégia em aproximar as imagens de Covas e FHC.
A cúpula da campanha entende que é necessário transferir prestígio de FHC a Covas para garantir a vitória no segundo turno.
Caminhada
Ontem pela manhã, Covas participou de uma caminhada pelas ruas centrais da capital ao lado de lideranças políticas de diversos partidos, entre eles os senadores Eduardo Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e o deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL).
Cerca de mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da caminhada. A PM não fez estimativas. No encerramento, o tucano recebeu um manifesto de apoio de entidades estudantis de São Paulo.
Debate
A TV Globo promove hoje, a partir das 22h15, um debate entre Mário Covas e Francisco Rossi.
Dividido em cinco blocos, o debate não terá perguntas de jornalistas. Nos dois primeiros blocos, Covas e Rossi farão perguntas entre si com direito a réplica. O mediador será Joelmir Betting.
Nos terceiro e quarto blocos, os candidatos responderão a perguntas definidas pela produção do debate. Os candidatos fazem suas considerações finais na última parte do programa.
(Carlos Magno De Nardi e Emanuel Neri)

Texto Anterior: Rossi prioriza petistas e eleitores pobres
Próximo Texto: Apoio do PT e de Paulo Maluf não muda posição do eleitorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.