São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicamento pode 'viciar' em quatro semanas

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A dependência de medicamentos psicotrópicos, as chamadas "pedras", muitas vezes é desencadeada pelo desejo de superar o estresse, ansiedade, depressão e até limites físicos, como o sono.
Começa, em geral, com o aumento da tolerância do organismo à substância –o que provoca um consumo cada vez maior para se obter os efeitos esperados.
Segundo a Sobravime (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos), o uso regular de benzodiazepínicos (tranquilizantes) durante quatro semanas já é suficiente para causar a dependência.
J.A., 40, começou a tomar doses diárias de anfetamínicos (inibidores de apetite e sono) em 72, para estudar de madrugada. Ele prefere não ser identificado.
Mesmo atuando na área de saúde, continuou a tomar a substância para melhorar o desempenho em seu consultório e na estatal onde trabalhava.
Em 90, quando foi internado em um centro de recuperação, ele costumava triturar 120 comprimidos no liquidificador todas as manhãs, para facilitar a ingestão.
Tinha períodos de amnésia, incontinência urinária e fecal e passava até 40 dias sem tomar banho. Perdeu clientes e não ficou sem emprego porque tinha estabilidade.
"Se eu tivesse dependência também ao álcool teria morrido", diz J.A., hoje recuperado e de volta ao trabalho.
A dependência química abrange ao mesmo tempo álcool, drogas e psicotrópicos. Ou seja, um vício pode levar a outro.
O projetista de arquitetura J.C., 50, é um desses casos. Começou com anfetamínicos, agregou o álcool e os tranquilizantes.
A dependência se arrastou por 14 anos, período em que foi internado 26 vezes e demitido outras tantas. O argumento das empresas fazia sentido: faltas demais, atrasos e queda de rendimento.
Abstêmio há cinco anos, J.C. deixou a profissão e trabalha, desde 91, em um centro de recuperação de São Paulo.
(DCM)

Texto Anterior: Preocupação se estende a uso de remédios
Próximo Texto: Outubro tem oferta recorde de vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.