São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA coíbe violência e resgata basquete-show

FÁBIO SORMANI
COLUNISTA DA FOLHA

Com mudanças significativas em suas regras, a NBA começa a sua 49ª temporada atrás de mais emoção. A mesma que Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird proporcionavam quando passeavam pelas quadras da liga e os marcadores teimavam em ultrapassar as contagens centenárias.
São épocas não muito distantes da memória dos torcedores, que na temporada passada se habituaram a ver um jogo mais concentrado dentro dos garrafões, de força física, que tem tudo para dar passagem novamente ao espetáculo.
Além disso, a NBA ganha mais força e emoção com a mudança de time por parte de alguns jogadores e a vinda de novatos oriundos do basquete universitário.
Creia, este será um campeonato bem diferente do anterior. A Folha responde a seguir às 15 dúvidas mais importantes que a temporada 94/95 coloca para os fãs.

1 - Como os últimos três campeões da NBA, o Houston Rockets conseguirá ser bicampeão?
O time do Texas tem grandes chances de bisar o feito da temporada passada. O time é o mesmo, porém mais entrosado, experiente e embalado espiritualmente com a conquista anterior. Hakeem Olajuwon, eleito o melhor jogador da NBA –e consequentemente do mundo– no campeonato passado, estará novamente vestindo a camisa 34 e isso é certeza de qualidade e sucesso.
2 - O Chicago Bulls conseguirá ir para os playoffs?
Apesar de ter perdido muito de sua força, o Chicago não está tão mal assim. Deve conseguir a vaga, impulsionado pelo "all-star" Scottie Pippen e por um Toni Kukoc mais adaptadado à NBA.
3 - O Orlando Magic pode ganhar a Conferência do Leste?
Tem chances. A tendência natural é que o time de Shaquille O'Neal, agora reforçado com Horace Grant (ex-Bulls), faça a final do Atlântico. Ganhar são outros quinhentos.
4 - O Dallas Mavericks soltará a lanterninha, finalmente?
Este poderá ser um ano decisivo para o Dallas. A cada temporada, se reforça. Nas três últimas, pegou os excelentes Jim Jackson, Jamal Mashburn e, agora, Jason Kidd. No papel, um bom time, daqueles que não aceitam a última colocação em hipótese alguma.
5 - Os pivôs continuarão dominando a cena na NBA?
Com as mudanças nas regras, o trabalho dos grandalhões ficou mais fácil no ataque, porém mais difícil na defesa. Isso fará com que o jogo de outros atletas se torne mais fácil ofensivamente. Ou seja, vão aparecer mais. Especialmente, os jogadores de periferia, como os armadores e os alas, que agradecem às mudanças nas regras.
6 - Os Lakers continuarão decadentes?
Para desespero de seus torcedores, a tendência é que o ex-time de Magic Johnson permaneça em sua desconfortável posição de time pequeno. O "draft" Eddie Jones e Cedric Ceballos (ex-Phoenix) são pouco para fazer os tempos de glória do "showtime" voltar.
7 - Dominique Wilkins fará o Boston voltar a ser grande?
Com certeza. Nique é um dos últimos grandes jogadores da geração de ouro da NBA. Apesar de contar com 34 anos, ainda continua ágil e obcecado pela cesta. O que ajudará muito o seu trabalho são as presenças de Blue Edwards (ex-Milwaukee), Dee Brown e o "rookie" Eric Montross.
8 - Quem será o MVP da fase de classificação?
Apesar de Olajuwon ter ganho o troféu no campeonato 93/94, David Robinson, do San Antonio Spurs, deveria ter ficado com ele. David é novamente candidato natural ao título, bem como Olajuwon. Mas Shaquille O'Neal aparecerá com muita força nesta temporada e tem grandes chances de ser o MVP da fase de classificação.
9 - Quem será o "rookie of the year"?
Dois jogadores estão concentrando as atenções. Glenn "Big Dog" Robinson, do Milwaukee Bucks, e Grant Hill, do Detroit Pistons. O jogo de Robinson, com certeza, vai aparecer mais ao público, enquanto que o de Grant Hill será mais notado pelo time dos Pistons. Mas o Detroit tem mais time que o Milwaukee e isso poderá ser decisivo.
10 - Quem será o "coach of the year"?
Lenny Wilkens, do Atlanta Hawks, venceu a parada no campeonato 93/94. George Karl, do Seattle Supersonics, no entanto, deveria ter ficado com o galardão. O Seattle tem tudo para respeitar a campanha anterior. E Karl, finalmente, ganhará o merecido troféu.
11 - Quais serão os escolhidos para o "All-Star Game"?
Difícil responder imediatamente. Mas, se a lógica prevalecer, anote aí os dois quintetos: Atlântico - Kenny Anderson (New Jersey), Anfernee Hardaway (Orlando), Scottie Pippen (Chicago), Derrick Coleman (New Jersey) e Shaquille O'Neal (Orlando); Pacífico - Tim Hardaway (Golden State), Latrell Sprewell (Golden State), Charles Barkley (Phoenix), Shawn Kemp (Seattle) e Hakeem Olajuwon (Houston).
12 - As novas regras trarão mais pontos e melhorarão o espetáculo na NBA?
Sem dúvida. Com o contato físico limitado, os jogadores poderão mostrar com mais facilidade sua genialidade em quadra. Porrada? Esqueça, os marcadores serão dilatados e a emoção estará de volta.
13 - Quais times e jogadores deverão surpreender?
14 - Quais serão os classificados para o playoff?
15 - Michael Jordan voltará a vestir a camisa dos Bulls?
Esqueça isso. O maior jogador de basquete de todos os tempos já bateu o martelo nesta questão: enquanto não for um vencedor no beisebol, não voltará para o basquete. Como ele é um perna-de-pau no beisebol...

Texto Anterior: Guarani muda esquema para pegar o Bahia
Próximo Texto: Mudança das regras busca arrebanhar fãs no mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.