São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994 |
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Xantia tem suspensão "inteligente"
RICARDO CARVALHO COUTO
O modelo avaliado por Veículos traz sofisticado sistema hidráulico de suspensão (patente da marca), comandado por computador e eixo traseiro direcionável. As suspensões são firmes e têm comportamento diferente de qualquer outro automóvel –o Citroen não possui amortecedores nem molas convencionais. A carroceria oscila pouco em curvas de alta velocidade e se mantém nivelada, mesmo com carga total, em freadas ou arrancadas mais forçadas. O Xantia quase não balança ao passar sobre buracos ou quando atravessa lombadas de rua. O sistema regula automaticamente a altura e maciez de acordo com a velocidade imprimida, dando boa estabilidade ao veículo. O motor 2.0 de 16 válvulas (de 155 cv) esbanja potência. É dócil no trânsito, mas fica bastante ágil a partir dos 3.000 giros. Os freios a disco nas quatro rodas com ABS (não derrapam em freadas) são eficientes. Já o pedal de freio, auxiliado hidraulicamente, tem curso excessivamente curto, exigindo período de adaptação da sensibilidade. O câmbio é bastante justo e a direção, rápida e firme. A dirigibilidade é um dos pontos altos. A versão avaliada tem bancos em couro com regulagem elétrica, controles do rádio no volante e teclado numérico com senha para ligar a ignição. Um comando no console permite ao motorista usar a suspensão hidropneumática (que utiliza ar e óleo) para elevar o carro em uma troca de pneu, por exemplo. Autodirecionável, o eixo traseiro corrige a trajetória do carro quando este chega próximo do limite de aderência. A reação –embora aumente a estabilidade– causa uma "jogada" de traseira que acaba assustando o motorista. Os pontos fracos são a visibilidade traseira em manobras, acesso ao interior e o reduzido espaço no porta-luvas (não dá para levar nem o manual do proprietário). Texto Anterior: Lancia apresenta novo carro conceitual Próximo Texto: 'Scooter' de 50 cc da Hyosung é ágil no trânsito Índice |
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