São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xantia tem suspensão "inteligente"

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Citroen Xantia (US$ 42,3 mil) impressiona pela tecnologia, estabilidade e estilo das linhas.
O modelo avaliado por Veículos traz sofisticado sistema hidráulico de suspensão (patente da marca), comandado por computador e eixo traseiro direcionável.
As suspensões são firmes e têm comportamento diferente de qualquer outro automóvel –o Citroen não possui amortecedores nem molas convencionais.
A carroceria oscila pouco em curvas de alta velocidade e se mantém nivelada, mesmo com carga total, em freadas ou arrancadas mais forçadas.
O Xantia quase não balança ao passar sobre buracos ou quando atravessa lombadas de rua.
O sistema regula automaticamente a altura e maciez de acordo com a velocidade imprimida, dando boa estabilidade ao veículo.
O motor 2.0 de 16 válvulas (de 155 cv) esbanja potência. É dócil no trânsito, mas fica bastante ágil a partir dos 3.000 giros.
Os freios a disco nas quatro rodas com ABS (não derrapam em freadas) são eficientes.
Já o pedal de freio, auxiliado hidraulicamente, tem curso excessivamente curto, exigindo período de adaptação da sensibilidade.
O câmbio é bastante justo e a direção, rápida e firme. A dirigibilidade é um dos pontos altos.
A versão avaliada tem bancos em couro com regulagem elétrica, controles do rádio no volante e teclado numérico com senha para ligar a ignição.
Um comando no console permite ao motorista usar a suspensão hidropneumática (que utiliza ar e óleo) para elevar o carro em uma troca de pneu, por exemplo.
Autodirecionável, o eixo traseiro corrige a trajetória do carro quando este chega próximo do limite de aderência.
A reação –embora aumente a estabilidade– causa uma "jogada" de traseira que acaba assustando o motorista.
Os pontos fracos são a visibilidade traseira em manobras, acesso ao interior e o reduzido espaço no porta-luvas (não dá para levar nem o manual do proprietário).

Texto Anterior: Lancia apresenta novo carro conceitual
Próximo Texto: 'Scooter' de 50 cc da Hyosung é ágil no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.