São Paulo, segunda-feira, 7 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fóssil desmitifica dinossauro

CIÊNCIA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A descoberta de um embrião fossilizado de 80 milhões de anos pode mudar a imagem de uma espécie de dinossauro carnívoro –conhecida como ovirraptor.
O primeiro embrião fossilizado encontrado da espécie sugere que esses dinossauros não roubavam ovos de seus vizinhos para se alimentar, como se acreditava, mas que cuidavam de seus próprios ovos, segundo um artigo publicado no último número da Science.
Em 1923, paleontólogos encontraram um esqueleto de dinossauro no deserto de Gobi, na Mongólia, próximo a restos de ovos que imaginaram ser de outras espécies.
Eles acreditaram que o animal adulto tinha roubado os ovos para se alimentar e batizaram a espécie do esqueleto de ovirraptor ( ladrão de ovos).
A nova descoberta, no mesmo deserto, mostra um embrião intacto e conservado da mesma espécie que o esqueleto adulto.
A maioria dos répteis vivos, como as tartarugas, não cuida dos ovos.
"A descoberta nos ajuda a entender o comportamento dos dinossauros, a maneira como eles cuidavam de seus ninhos e como cuidavam de seus filhotes", disse Norell.
Segundo paleontólogos, o "ovirraptor" era um dinossauro raro, semelhante a um avestruz.

Texto Anterior: Vicentinho apóia hoje Metalúrgicos em Osasco
Próximo Texto: Leia os trechos da gravação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.