São Paulo, segunda-feira, 7 de novembro de 1994
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Fiat antecipa entrega do Mille

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A entrega do carro "popular" da Fiat comprado no sistema "on line" está sendo antecipada em até dois meses.
Muitos clientes que esperavam receber o carro apenas no final de dezembro já estão sendo chamados pelas concessionárias.
Segundo levantamento da fábrica, 20.589 Mille foram entregues desde 19 de setembro –data da implantação do sistema– até ontem, ou seja, 31% do total de encomendas (64.864).
Os números divulgados pela Fiat indicam que a procura pelo carro "popular" da montadora diminuiu nas últimas duas semanas.
Como a montadora tem uma rede de 400 revendas no país, esse número representa média diária inferior a um carro por loja.
"Uma concessionária de bom porte, com quota de 200 veículos por mês, está vendendo apenas dois a três Mille por dia", afirma Henrique Pereira Carneiro, presidente em exercício da Abracaf (associação dos revendedores Fiat).
No primeiro mês de funcionamento do sistema de compra do Mille por encomenda, a Fiat vendeu 60 mil carros (média de 2.000 por dia).
Somente com o pagamento do sinal, a Fiat faturou em 45 dias cerca de R$ 270 milhões. Esse cálculo é feito com base no valor da entrada cobrada na compra do ELX quatro portas (R$ 4,2 mil), versão mais procurada pelos consumidores.
Pelo sistema "on line", o consumidor escolhe a versão e a cor do carro e paga 50% do valor ao fazer o pedido.
A Fiat se compromete a entregar o carro em uma data prefixada. Se não respeitar o compromisso, paga multa diária pelo atraso.
Pereira Carneiro diz que essa queda no volume de vendas era esperada. "Muitos consumidores anteciparam a compra quando o sistema foi lançado, em setembro", diz.

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