São Paulo, segunda-feira, 7 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro 'infantil' traz poesias com reflexão sobre linguagem

DA REDAÇÃO

"Num Zoológico de Letras" é o mais novo livro para crianças do artista plástico Guto Lacaz e do poeta Régis Bonvicino, colaborador da Folha. A coletânea, de dez poemas, tem ilustrações coloridas. Publicada pela editora Maltese, chega às livrarias no início de dezembro.
O livro não é exatamente infantil. Bonvicino diz que não se considera escritor de livros infantis. "Esse trabalho é uma reflexão sobre a linguagem, voltada para o momento em que a nomeação das coisas não é tão amarga, não se transformou em rotina", explica.
Por sua vez, Lacaz define todo seu trabalho como adulto-infantil, que pode ser lido por qualquer público."Mas se esse público nos aceitar, nosso trabalho subirá na escala. Quem tem hoje 12 anos e ler o livro, quando crescer lerá '33 Poemas', de Régis, e terá acesso fácil à produção adulta", diz.
Régis considera o livro "coisa de artistas oferecida às crianças, que tenta contribuir para criar o hábito de artistas se dedicarem à poesia infantil, como Cecília Meireles e Vinicius de Moraes".
Lacaz diz que a parceria é antiga. "Era admirador do Régis, escrevi um livro que partiu de um poema dele. Comecei a ilustrar e sugeri a ele que escrevesse sobre o porco, animal estigmatizado que poderia ter nobreza".
O texto inspirou a imagem e vice-versa": "O focinho, tomada/ as patas, pés-de-cabra/ o rabo, fio-pavio/que não acende nada/ o nome, diabo, briaco/ imundo, sujo e torpe/ o que de pior existe/ já os olhos tão tristes/ tu –que um dia já foste–/ o javali de Asterix".

Texto Anterior: Absoluta; Taffman E; Tobogã
Próximo Texto: 'Novela atenta contra consciência de raça' ;Audiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.