São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa do Paraná traz o "boi diet" da Bélgica para o Brasil

JOSÉ MASCHIO
ENVIADO A BELA VISTA DO PARAÍSO (PR)

A Ferraz Papa Agropecuária, de Bela Vista do Paraíso (norte do Paraná) trouxe para o Brasil as primeiras 12 cabeças do blanc bleu belge, o "boi diet".
A carne do blanc bleu belge é considerada "diet" na Europa por sua maciez, pelo aproveitamento da carcaça –com rendimento entre 75% e 76% de carne e apenas 8% de gordura.
Segundo Célio Serpa Ferraz, diretor-presidente da Ferraz, a raça atende o objetivo da empresa de produzir novilhos "precoces com carne nobre".
Atualmente, a empresa utiliza animais brangus (cruzamento de angus com nelore). A intenção é, dentro de dois anos, iniciar a venda de carne do BBB, como a raça já está sendo conhecida no Brasil. A empresa possui uma casa de carnes nobres em Curitiba.
Ferraz tenta há quatro anos trazer para o Brasil exemplares do gado BBB. Ele só conseguiu autorização do Ministério da Agricultura para importar os animais depois de firmar convênio com a Universidade de Londrina.
Nos 12 exemplares importados, Ferraz investiu US$ 150 mil, financiados por uma cooperativa de crédito dos próprios produtores europeus que venderam os animais.
Ferraz trouxe três touros, duas vacas e sete novilhos (um macho e seis fêmeas), selecionados na Bélgica e em Luxemburgo.
A Ferraz Papa Agropecuária firmou convênio com a empresa Lagoa da Serra, de Sertãozinho (SP) para a venda de sêmen dos touros.
Segundo Célio Serpa Ferraz, já existem encomendas de 4.000 doses do blanc blue belge por parte dos pecuaristas nacionais.
Antes de serem remetidos à Lagoa da Serra, os touros, assim como os outros animais, estão passando por uma quarentena (período de isolamento) na fazenda Santa América, de propriedade de Ferraz.

Texto Anterior: Árabe dá show até domingo em São Paulo
Próximo Texto: Brasão vende 48 lotes no Palace e alcança a média de R$ 257 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.