São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noite de núpcias é sacrifício

DO "WORLD MEDIA"

Noite de núpcias é um sacrifício
Nos países islâmicos, a sexualidade das mulheres é um tabu, mas a marroquina Soumaya Namane Guessous levanta o véu. Ela é célebre por seus ensaios, principalmente "Além de Todo Pudor", uma pesquisa sobre a sexualidade feminina.
O livro teve enorme sucesso: em sete anos, chegou à décima edição e já vendeu 40 mil exemplares, o que é um recorde absoluto no mercado de seu país. Guessous é doutora em sociologia pela Universidade de Paris 8 e professora na Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Bem M'Sick, em Casablanca, Marrocos.

Pergunta - A mulher marroquina é livre?
Resposta - Sempre há o peso da tradição, mas ele é sentido de maneira diferente em função da idade, do lugar onde mora ou da situação social. Num sábado à noite em Casablanca, vendo as mulheres que fazem "livre comércio" de seus corpos, poderia se deduzir que a mulher marroquina é livre. Mas a situação é bem diferente disso. Constata-se inclusive uma volta às tradições nos últimos anos.
Pergunta - O orgasmo é importante no Marrocos como na França?
Resposta - O orgasmo é importante na França ou é um clichê? Pergunto isso porque dados mostram que lá a maioria das mulheres não está satisfeita. A diferença é que na França as mulheres entenderam que têm um corpo e que têm direito ao prazer. No Marrocos, a mulher continua prisioneira do discurso tradicional que só dá ao homem o direito ao prazer e que diz que a mulher deve satisfazê-lo. Dito isto, é preciso ressaltar que entre as mais jovens há uma certa abertura e nesse grupo a noção do orgasmo tende a tomar importância.
Pergunta - Qual a importância da virgindade?
Resposta - A virgindade tem um papel capital. Segundo uma pesquisa recente, 80% das entrevistadas consideram a virgindade muito importante. As outras 20% em geral não se pronunciam. Não houve avanços nesse domínio, apesar da generalização dos anticoncepcionais. Não há um contravalor que se desenvolva, porque o homem continua a dar grande importância a isso.
Há um aspecto religioso nessa sacralização da virgindade, já que o Corão promete aos fiéis virgens eternas. A noite de núpcias tem uma noção de sacrifício, que sobrevém do paganismo. A pressão se faz sobre os dois parceiros: a jovem oferece sua virgindade como sinal de boa educação e o jovem marido, sua virilidade. Não é raro ele brochar sob essa pressão. Em algumas cidades, há um homem encarregado de intervir nesses casos e ele é chamado de "friga" (literalmente, o explosor).
Pergunta - Como reage um especialista diante das práticas de mutilação?
Resposta - Essas práticas, felizmente, não existem no Marrocos. São muito comuns na África negra, no Sudão, no Egito. Como se pode reagir? Eu acho desumano, cruel. Encontraram-se argumentos a favor da circuncisão. Mas não existe nenhum em favor da excisão (amputação do clitóris). O objetivo é "matar" toda a sexualidade da mulher, evitar a descoberta do corpo pela jovem.
Pergunta - As marroquinas mudaram seu comportamento sexual nos últimos 20 anos?
Resposta - Houve mudanças importantes. As mulheres passaram a ter acesso à escola e ao trabalho assalariado. Escapam mais da pressão familiar contínua e ficam mais em harmonia com seus corpos. O aspecto negativo é que alguns grupos tentam se impor unicamente com seus corpos. O que se pode afirmar é que a jovem escolarizada tem mais respeito por si mesma e "resiste" mais à pressão da tradição.
Pergunta - As mulheres tomam hoje mais iniciativa no jogo sexual?
Resposta - Há uma evolução entre os mais jovens. Tradicionalmente, o casal não é formado por dois indivíduos, mas por duas famílias. Os parceiros reagem em função do que a família transmitiu a eles. O que é engraçado, é que os tabus quanto ao jogo sexual não vêm do Islam. Ao contrário, os jogos são incentivados. Somente a sodomia é proibida. Felação e cunilíngua são permitidos e até encorajados. Mas entre as mulheres casadas, apenas a posição "papai e mamãe" é considerada normal.
Pergunta - O que os homens preferem nas mulheres?
Resposta - Em uma de minhas pesquisas, o questionário tinha duas perguntas: o que os homens preferiam na mulher em geral e na mulher deles. À primeira pergunta, as respostas são "líricas": elas devem ter cabelos lindos, olhos grandes com cílios compridos, pescoço de gazela, curvas etc. Quanto à mulher deles, é o padrão tradicional que aparece: jovem de boa família, boa dona de casa etc. Nenhuma referência física é feita.
Pergunta - Qual é a idade média das relações sexuais?
Resposta - O menino é chamado a começar sua vida sexual muito cedo. A menina, segundo a tradição, não tem esse direito. Na formação do casal, que se faz cada vez mais tarde por razões econômicas e sociais, há um conjuge experimentado face a outro que só teve que reprimir seus desejos. A comunicação é muito difícil.
Pergunta - O que se sabe sobre a vida sexual das idosas?
Resposta - Minha última pesquisa é sobre a menopausa. Constata-se, infelizmente, que aos 40 anos a mulher se considera "acabada" para o sexo. Elas acham que não têm mais direito à vida sexual porque os filhos já cresceram.

Texto Anterior: SEXO!
Próximo Texto: "Orgasmo vaginal não existe"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.