São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizando a abertura

LUÍS NASSIF
ORGANIZANDO A ABERTURA

Um dos grandes desafios do comércio, nesse período de abertura de importações, consiste em acabar com a fidelidade de marca, substituindo-a pela análise de preço e qualidade.
Trata-se de um ângulo de uma questão muito mais ampla: como acelerar as importações, permitindo antecipar os efeitos da abertura de mercado sobre a estrutura de preços internas.
Ontem, um economista informava à coluna que o provável futuro Nobel de Economia, Paul Krugeman, centrou seus estudos justamente na análise desse intervalo existente entre abertura de economias e início efetivo do processo de importações.
Não basta apenas reduzir tarifas e derrubar barreiras comerciais. Leva-se tempo até que o setor importador se aparelhe, aprenda o ofício, monte sua lista de fornecedores, acerte questões como assistência técnica. Essas barreiras indiretas acabam sendo maiores do que meras alíquotas de importação.
O grande desafio atual do Ministério da Fazenda é justamente o de organizar esse movimento. Não há maneira mais direta e consequente de combater oligopólios e contribuir para o aprimoramento do Real.
TV a cabo
Os momentos de viradas tecnológicas são os mais propícios à criação de ambientes econômicos modernos. É quando se tem a oportunidade de moldar o novo mercado, de acordo com normas modernas, impedindo a formação de feudos e de oligopólios, abrindo espaço para a competição.
Mereceria maior atenção o que está ocorrendo neste momento no mercado de TV a cabo.
Atualmente estão formados os seguintes grupos: NET-Rio, NET-SP, Cabodinâmica e Multicanal. O grupo Globo possui 75% da NET-Rio. Possui participação da NET-SP. Tem 10% da Cabodinâmica. E, agora, há sinais de que planeja participar da Multicanal, dentro de um processo de troca de participações acionárias.
Não se vá agora, no alvorecer de uma nova tecnologia, quando a competição passa a ser a tônica da economia, voltar-se aos erros do passado.

Texto Anterior: Guaraná da Antarctica vai ser exportado para Europa
Próximo Texto: Contratação na indústria é a maior desde julho de 91
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.