São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A GRANDE ARTE

"A GRANDE ARTE"
Rubem Fonseca nasceu em 1925 e só estreou na literatura em 1963, com quase 40 anos, escrevendo os contos de "Os Prisioneiros".
O cenário principal de "A Grande Arte" é o Rio de Janeiro, cidade de esplendores e barbáries com que o autor se familiarizou por ter nela vivido desde os sete anos.
O curso de direito contribuiu para que conhecesse e se infiltrasse nos meandros do crime e da devassidão.
Através das leituras do gênero, obteve sucesso na condução narrativa do registro da vida policial da cidade, ao focalizar o submundo sempre em vias de explosão, onde se agrupam os responsáveis por todas as espécies de crimes, praticados por elementos das mais diferentes camadas sociais, documentos da insanidade e da corrosão humana tão comuns na cidade grande.
A linguagem do autor é renovadora, concisa e sincopada com cortes bruscos da frase.
Informações extraídas de "Fuvest 95 Resumos de Literatura", de Célia A. N. Passoni (Editora Núcleo). Esta seção vai abordar as obras literárias exigidas pelos principais vestibulares.

Texto Anterior: "VESTIDO DE NOIVA"
Próximo Texto: "Circulação da Xuxa"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.