São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"VESTIDO DE NOIVA"

Sob a batuta da audaciosa direção de Ziembinski, em 1943, é levado aos palcos cariocas "Vestido de Noiva", peça que estaria destinada a ficar na história da dramaturgia brasileira pela radical mudança temática e de montagem que introduziu.
A consagração de Nelson Rodrigues veio somente nesse ano, no espetáculo que escandalizou o público carioca. A primeira montagem de "Vestido de Noiva" foi em 28 de dezembro, no Teatro Municipal.
A realidade serve para iniciar o espetáculo e situar os acontecimentos. Aí estão repórteres, sirenes, buzinas, derrapagem violenta, vidraças quebradas, redação de jornal e local do acontecimento.
Portanto, fornece ao espectador o tempo cronológico e a lógica da história. O plano da realidade tem a função específica de orientar as ações que irão dominar o espetáculo e que se passam nos planos da alucinação e da memória.

Texto Anterior: CONTOS
Próximo Texto: "A GRANDE ARTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.