São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seul vai liberar relação econômica com o Norte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Coréia do Sul anunciou que vai permitir relações econômicas com a Coréia do Norte e que apoiará a entrada do regime comunista norte-coreano em organismos internacionais.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente sul-coreano, Kim Young-sam, em pronunciamento pela TV. Segundo ele, o acordo nuclear entre EUA e Coréia do Norte, assinado em outubro, tornou possível e necessário reavaliar a atitude da Coréia do Sul.
Kim disse que empresários sul-coreanos em breve poderão ir à Coréia do Norte e fazer lá investimentos de até US$ 5 milhões. Seul também vai apoiar a Coréia do Norte se esta quiser entrar na Apec (fórum de cooperação econômica da Ásia e do Pacífico).
Comércio, investimentos e viagens à Coréia do Norte estavam banidos desde 1992, quando surgiu a suspeita de que Pyongyang estava voltando seu programa nuclear para fins militares.
Kim disse esperar que as relações econômicas estejam normalizadas em 1995, 45º aniversário da ocupação da península pelo Japão.

Texto Anterior: Palestinos prendem suposto assassino
Próximo Texto: Berlusconi quer manter neofascistas; Argelinas se recusam a casar e são mortas; Enchente faz Egito perder US$ 500 mi; Investigação aponta defeitos em balsas; Jornal diz que Menem não foi torturado; Papa reafirma veto a mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.