São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
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Microsoft entra no mercado de on line

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A empresa norte-americana Microsoft, uma das maiores produtoras mundiais de software, entra, na próxima semana, no mercado de serviços on line.
A empresa estará lançando o "Marvel" –um serviço telemático que competirá diretamente com os atuais bancos de dados eletrônicos especializados do setor editorial norte-americano.
A decisão da Microsoft de ingressar no mercado on line deixou o setor –controlado por poucas empresas especializadas– em estado de alerta.
As empresas temem o efeito que a Microsoft pode causar nesse segmento, já que para usar o serviço on line, basta um computador com software e uma linha telefônica. E a Microsoft vendeu cerca de 60 milhões de computadores pessoais que usam o seu software Windows.
As previsões do setor são de que a Microsoft vai lançar o "Marvel" simultâneamente com o novo software Windows 95. E as estimativas são de que o produto deve vender cerca de seis milhões de cópias só no próximo ano. Para o final do segundo ano, estima-se atingir 30 milhões de usuários.
A primeira conclusão dos concorrentes é: quem compra o novo software poderá acessar o serviço on line da Microsoft.
A segunda: a Microsoft terá pelo menos três milhões de clientes, praticamente no primeiro ano de atividade nesse setor, considerando-se 10% dos 30 milhões de usuários até 96. Isso baseado em estimativas de crescimento de 25% ao ano do mercado on line norte-americano.
A Compuserve, atual líder mundial, tem cerca de 2,5 milhões de clientes. Diante disso, dizem as agências, algumas empresas já estudam como entrar com recurso com base na Lei Antitruste por excesso de domínio do mercado.

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