São Paulo, quarta-feira, 9 de novembro de 1994
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Levi's vende 300% mais com calça personalizada

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A Levi Strauss & Company dos Estados Unidos registrou aumento de 300% nas vendas de calças femininas nos últimos oito meses (comparados com o mesmo período no ano passado) graças à implementação do sistema informatizado de calças jeans sob medida.
A fábrica de Mountain City (Tennessee) foi a primeira, e a única até agora, a adotar o serviço, batizado de "Calças Personalizadas Levi's".
O preço da calça sob medida é US$ 10,00 mais cara que o preço regular –que varia de US$ 48,00 a US$ 59,00, em média. Mas depende da cor e modelo do jeans, diz o gerente da loja Original Levi's que abrirá no próximo dia 18 em Nova York, Jay Blancaflor.
"Cerca de 30 novas lojas com o serviço devem abrir até o final do mês nos Estados Unidos", diz.
A calça fica pronta em três semanas e pode ser enviada por correio, através de corresponência expressa, com o pagamento adicional de US$ 5,00.
O serviço é disponível apenas para fabricação de calças femininas porque, segundo a empresa, foi registrado maior número de reclamações de mulheres para encontrar um modelo de calça que vestisse adequadamente.
A Levi's não tem previsão para iniciar a fabricação de calças masculinas através desse sistema.
A idéia surgiu há cerca de um ano. O programa permite 4.224 combinações diferentes de modelos e medidas.
A fabricação individualizada de produtos de massa é uma tendência que se inicia no mercado e que deve virar prática nos mais variados setores.
Além da Levi's, as empresas Motorola –de computadores portáteis– e a Andersen Windows –de programas de computador– já produzem itens de acordo com as necessidades de cada cliente.

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