São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidete tenta repetir Truman

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Presidente tenta repetir Truman
Alguns assessores da Casa Branca diziam às vésperas das eleições, em conversas reservadas, que os democratas perderem a maioria no Congresso poderia não ser tão ruim para as chances de reeleição de Clinton.
Eles pensavam no exemplo de Harry Truman, o 33º presidente, que em 1946 sofreu derrota eleitoral similar à de Clinton anteontem e dois anos depois se reelegeu, com 49% dos votos contra 45% para Thomas Dewey.
A campanha de Truman (1884-1972) se baseou em ataques ao Congresso dominado pela oposição republicana. O Congresso que não faz nada foi o lema principal de seus discursos.
O raciocínio desses assessores de Clinton é que o atual presidente pode fazer o mesmo: creditar ao Congresso todos os eventuais fracassos de sua administração.
Truman já foi usado como modelo por Clinton em 1992. O então candidato tentou se mostrar como uma pessoa simples, que fala a linguagem do povo, como Truman se celebrizou durante seu governo.
A filha única de Truman, Margaret, apoiou Clinton depois que o então presidente George Bush também invocou a memória de seu pai para se beneficiar.
Durante seu governo, Clinton voltou a se referir a Truman em vários discursos em defesa da reforma do sistema de saúde do país.
Mas a maioria dos analistas políticos acha que o atual presidente vai tentar trabalhar com o novo Congresso, em vez de hostilizá-lo, como fez seu antecessor.
(CELS)

Texto Anterior: Clinton admite parte da culpa pela derrota
Próximo Texto: Cuomo não se reelege em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.