São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai a presença de minorias

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A tendência história dos últimos 30 anos de aumento progressivo e substancial da representação de mulheres e minorias raciais no Congresso dos EUA foi interrompida na terça-feira.
A próxima Câmara terá, como a atual, 38 negros, 17 hispânicos e quatro asiáticos, entre os 435 deputados. O número de mulheres cresce um pouco: de 47 para 48.
No Senado, as mulheres passam de 7 para 8 num total de cem. As minorias étnicas não aumentaram sua representação: um negro (que também é mulher, Carol Moseley Braun), dois asiáticos e um índio.
Apesar de todo o esforço do presidente Clinton para diminuir a abstenção, o comparecimento às urnas na terça-feira foi apenas um pouco maior do que o das mais recentes eleições de meio de mandato: 37% contra 36,5% em 1990.
Homens brancos foram o segmento que mais aumentou sua participação entre os votantes em relação a 1990. Menor número de mulheres e integrantes de minorias étnicas foi votar este ano.
Líderes negros do Partido Republicano esperam que a vitória de terça-feira possa ajudar a reverter a tradição deste século de alinhamento da comunidade negra dos EUA com os democratas. No século 19, as simpatias dos negros eram pelo Partido Republicano, ao qual Abraham Lincoln pertencia.

Texto Anterior: Juízes barram Proposição 187
Próximo Texto: Bagdá aceita fronteiras do Kuait; EUA exigem mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.