São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Freesbe e "dança do tchaco" dominam verão

DANIELA FALCÃO; SUZANA PEREIRA
FREESBE E "DANÇA DO TCHACO" DOMINAM VERÃO

DANIELA FALCÃO
Jogar freesbe na praia de Ipitanga e frequentar os ensaios do bloco afro Araketu e aprender a dançar o "tchaco" são as três grandes manias que vão dominar o verão de Salvador em 95.
A praia de Ipitanga, que fica a 50Km do centro da cidade, roubou da vizinha Aleluia, o título de praia mais badalada.
Como acontece todos os anos, os baianos avançam em direção ao litoral norte para fugir da invasão dos antigos "points".
Foi assim em 91, quando a praia de Jaguaribe foi trocada pela de Stella Maris, e em 93, quando a praia de Stella, foi trocada pela Aleluia.
Apesar de nunca ter emplacado no Brasil, o freesbe, esporte consagrado nas praias da Califórnia (EUA), invadiu Salvador e virou o hobby predileto dos fanáticos por sol, junto com o futevôlei.
O freesbe (ou disco fly) é um esporte semelhante ao lançamento de discos que pode ser jogado individualmente ou coletivamente.
A novidade do verão é a chegada dos "aerobie", discos norte-americanos semelhantes a argolas.
Feitos de material emborrachado sintético, os "aerobie" são vendidos no Brasil por US$ 24. Nos EUA não custam mais que US$ 9.
Os ensaios do Araketu, que acontecem todas as sexta-feiras na rua Chile (região central) e aos domingos na Barra, também ja se consagraram como marcos do verão 95 (leia texto abaixo).
A " dança do tchaco", nova invensão dos baianos semelhante ao "requebra" (lançada no verão passado pelo grupo musical Olodum) também promete explodir até o Carnaval.
O "tchaco" foi criado para ser dançado a dois. Os participantes têm que rebolar e descer juntos até o chão, retornando depois à postura normal.
Extremamente sensual, a nova dança provoca polêmica, mas já garantiu seu espaço em rodas de pagode de bairros de classe média.
Colaborou SUZANA PEREIRA, da Agência Folha, em Salvador.

Texto Anterior: Santos deve concentrar as atrações culturais
Próximo Texto: Bloco do subúrbio de Salvador vira moda; Hospedagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.