São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
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Estratégia busca só o longo prazo

DO "USA TODAY"

Se existe alguém que realmente acredita no esporte como a grande mídia da virada do século, esse alguém é a rede de TV Fox.
Para tirar as transmissões do futebol americano da CBS, que as deteve por 38 anos, a Fox pagou US$ 1,5 bilhão a mais do que a rede concorrente.
Por quatro anos de contrato, a National Footbal League (NFL) vai receber US$ 4,4 bilhões. Rateando entre os 28 times da liga, dá a renda garantida de US$ 41,3 milhões por temporada.
Chase Carey, presidente da Fox, dá risada das projeções calculadas pelas outras redes, que indicam um prejuízo de pelo menos US$ 150 milhões por temporada para a nova dona dos direitos do futebol americano.
"Podemos perder dinheiro em algumas temporadas, embora não acredite nisso", diz Carey, "mas trabalhamos a longo prazo. A disputa pelos contratos de transmissão é uma maratona, não uma prova curta de velocidade".
Segundo Carey, os direitos para exibir o futebol americano e o hóquei, garantidos na Fox até 1998, podem, indiretamente, fazer a rede ganhar mais dinheiro. "Transmitir a NFL é um grande cacife, que nos deixa mais fortalecidos para negociar qualquer evento", diz.
Ainda no futebol, a Fox tem planos para inovar as transmissões. Um projeto para 1998 é o pay-per-view ("pagar para ver"), no qual o assinante de TV a cabo tem que pagar taxa extra para receber a imagem de um evento.
Empregado com sucesso em transmissões de lutas de boxe, o sistema fracassou na Olimpíada de Barcelona. Nos esportes mais populares nos EUA, as emissoras sempre temeram a reação do público à introdução do sistema.
Hoje, a TV passa regularmente de três a seis jogos de futebol americano por fim-de-semana.
A idéia da Fox é adotar a transmissão seletiva pelo pay-per-view. O torcedor do Dallas Cowboys, por exemplo, pagaria para receber todos os jogos de seu time.
Além da adequação de seu sistema de transmissão por cabo, a rede terá que manter pelo menos um narrador e um comentarista para cada partida do campeonato.

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