São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assédio causa demissão injusta

DO THE INDEPENDENT

O fato: A corretora de seguros Samantha Phillips foi demitida da Willis Corroon, subsidiária da Lloyds. Ela levou seu caso ao tribunal, alegando demissão injusta por discriminação e molestamento sexual, e no mês passado recebeu 18 mil libras em perdas e danos. Seu chefe, Giles Wilkinson, que ela acusou tentar levá-la para a cama durante uma viagem de negócios e de haver organizado uma campanha difamatória contra ela, foi absolvido.
Aspectos vendáveis: A própria Samantha Phillips –jovem, inteligente, bonita, loira e elegante; sua conexão com uma instituição muito conhecida, cujo nome já andava nos noticiários e sobre a qual pesam suspeitas; sexo.
Como chegou às primeiras páginas: Durante o julgamento, o tribunal estava repleto de repórteres. Os sorrisos vitoriosos de Phillips fizeram as primeiras páginas da grande imprensa e dos tablóides. Uma amiga filtrou os pedidos de entrevista e incentivou lances maiores, anunciando ofertas que não haviam sido feitas. Finalmente Phillips optou pelo Mail on Sunday porque considerava o jornal solidário com as mulheres. O Mail a hospedou no hotel Conrad por três dias, para mantê-la afastada de outros jornalistas. Ela pôde ler a matéria antes.
Cobertura dos tablóides: Grandes fotos de Phillips, descrita como mulher de alta classe, formada em colégios particulares. Um longo relato na primeira pessoa, feito com razoável bom gosto e acompanhado por fotos de Phillips adolescente e uma conclusão em estilo Daily Mail: Algumas pessoas talvez me vejam como uma feminista acirrada, causadora de problemas... É o preço que terei que pagar.
Phillips foi paga? Sim, mas não revelou a quantia. Segundo jornalistas que cobriram o caso, ela recebeu US$ 8.000 libras.
Consequências: Sua história suscitou matérias sobre a justiça trabalhista sendo o novo campo de batalha dos sexos. Mas a própria Phillips não gostou e teria preferido escrever ela mesma. Hoje Phillips dirige uma editora independente que publica o jornal interno da Lloyd's, Inside Eye.

Texto Anterior: Mãe fala de bebê raptado
Próximo Texto: Aposentado vence a bactéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.