São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suposta simulação de fuga fere presos no AM

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Três presos e um policial militar ficaram feridos na sexta-feira durante uma suposta operação simulada de prevenção de fugas na Penitenciária de Manaus (AM).
Os presos e o PM foram atingidos por disparos de um metralhadora 9 mm. Segundo o sub-secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Daniel Mar, a rajada foi disparada depois que um soldado perdeu o equilíbrio e caiu dentro de um bueiro.
Mar não informou o nome do soldado que teria disparado acidentalmente. Os feridos não correm perigo de vida.
O treinamento foi realizado próximo ao raio A do presídio. O sub-secretário considerou o fato "lamentável".
Segundo o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Amazonas, Alberto Simonetti, leis federais e o regulamento interno da Polícia Militar proíbem os soldados dessa corporação de entrarem ou realizarem exercícios, armados, dentro de penitenciárias.
"À PM cabe a guarda externa dos presídios. A vigilância interna é feita por agentes penitenciários não armados", afirmou Simonetti.
Apesar de proibida a realização de exercícios como esse usando policiais armados dentro de penitenciárias, o coronel Mar afirmou que esse tipo de treinamento "deixa a operação simulada com aspecto mais realístico".
Operações simuladas no presídio estavam sendo realizadas após a fuga de 16 presos do complexo, em agosto deste ano, segundo afirmou um agente penitenciário.
Simonetti disse que a mulher de um dos presos atingidos irá prestar depoimento na OAB. "Temos informações extra-oficiais que os pavilhões da penitenciária viraram estandes de tiro", disse Simonetti.
A OAB deverá denunciar o fato ao Ministério Público e ao Conselho Federal da entidade.

Texto Anterior: Covas e Rossi querem fim da Justiça Militar
Próximo Texto: Multa será aplicada em 75 pontos amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.