São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multa será aplicada em 75 pontos amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já definiu os 75 cruzamentos onde serão realizadas as fiscalizações do uso do cinto de segurança amanhã, quando começarão a ser efetuadas as multas (leia quadro ao lado).
O motorista que estiver sem cinto de segurança em São Paulo será multado em R$ 151,35.
A multa também é válida para passageiros que estiverem no banco dianteiro sem o cinto ou crianças menores de dez anos no banco da frente. O valor deverá ser pago pelo proprietário do automóvel.
Seguindo a estratégia do ex-prefeito Jânio Quadros, que saía às ruas para multar motoristas infratores, o prefeito Paulo Maluf esteve ontem por uma hora no cruzamento das avenidas Henrique Schaumann e Rebouças, em Pinheiros (zona oeste), na campanha pelo uso do cinto de segurança.
Campanha
Segundo pesquisa da CET realizada no dia 8, 68% dos motoristas usavam cinto na avenida Rebouças e 65% na Henrique Schaumann.
O prefeito parou automóveis, pediu aos motoristas que colocassem os cintos e parabenizou os que já estavam usando.
João Hugo Salles, 2, que viajava no colo de sua mãe, Rita Salles, foi passado para o banco de trás depois de sua avó, Cibele Salles, que dirigia o carro, levar uma "bronca" do prefeito.
"A partir de agora ele só viaja no banco de trás", disse a avó.
Segundo Maluf, os índices de motoristas usando cinto de segurança no local deve ter aumentado enquanto era feita a campanha.
"Nosso objetivo é a segurança. Queremos chegar a 100% de motoristas usando o cinto", disse.
A fiscalização será feita em 245 cruzamentos –75 por dia– considerados "prioritários" por apresentar grande número de veículos.
As multas serão efetuadas por agentes da CET e do Cptran (Comando de Policiamento de Trânsito) e enviadas ao computador do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Os agentes não devem abordar os motoristas para multá-los. Como nos casos das multas para quem cruza o sinal vermelho, serão anotados dados do veículo (marca, cor, placa).
Segundo o diretor do Detran, Cyro Vidal, o pagamento deverá ser feito no momento do licenciamento do veículo ou na troca de qualquer documentação.
Táxis
A lei municipal 11.659/94 é válida para automóveis particulares e de aluguel. Taxistas deverão pedir ao passageiro que coloque o cinto ou permaneça no banco traseiro, onde o seu uso não é exigido.
Se o passageiro insistir em ficar na frente sem o cinto, deverá ser recusado pelo motorista.
Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra Silva, os motoristas devem seguir as orientações da prefeitura, mas correm o risco de serem punidos se algum passageiro fizer uma denúncia ao DTP (Departamento de Transporte Público).
"Se houver uma denúncia, o motorista acabará sendo punido porque vai demorar muito para provar que foi por causa do cinto", disse.

Texto Anterior: Suposta simulação de fuga fere presos no AM
Próximo Texto: Advogados quetionam a legalidade da medida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.