São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porção individual ganha prateleiras

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

As embalagens de alimentos com porções individuais saltaram das caixas de sugestões para prateleiras das redes de supermercado e de casas como o Empório Santa Maria, nos Jardins (zona oeste).
Em São Paulo, esses produtos visam a população de solteiros da cidade, de cerca de 900 mil pessoas. Eles representam quase 10% do total de moradores, de 9,6 milhões de habitantes.
Devido à procura, algumas casas de São Paulo se especializaram neste tipo de produto, como a Petit Comité, criada há seis meses.
A dona da empresa, Rita Atribe, trocou a arquitetura para investir nas colheres de pau. "A maioria das pessoas que me procuravam eram solteiras e acabei me especializando", diz.
A Petit Comité oferece 70 pratos de carnes, aves, peixes, massas e de acompanhamentos, sopas e sobremesas. Aceita encomendas pelo telefone e entrega em todos os bairros da cidade.
Nos negócios, Rita usou sua própria experiência. Ela também mora sozinha e garante entender bem a cabeça dos solteiros.
"Por causa da agitação do dia-a-dia, eles são capazes de comer sozinhos uma porção de carne que daria para duas pessoas."
Para os solteiros, as embalagens individuais também são garantia de economia, diz o arquiteto Bruno de Assis Viana, 34, que já chegou a desperdiçar cerca de R$ 75 com alimentos que não consumiu.
Para Ana Maria de Andrade, professora do Instituto de Psicologia da USP, alguns solteiros e solitários resolvem problemas de carência afetiva nos supermercados.
"Ao sentir-se só, algumas pessoas vão às prateleiras de comidas e compram quantidade suficiente para ele e mais um, para preencher o vazio da sala de jantar", afirma.
As maiores "orgias", segundo Ana Maria, são feitas nas padarias e nas sessões de chocolates e bolachas, "que depois acabam estragando nos armários."

LEIA MAIS
Sobre solteiros à página Especial B-2.

Texto Anterior: Três homens são presos sob acusação de matar e roubar
Próximo Texto: Congelados lideram na preferência dos solteiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.