São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
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Congelados lideram na preferência dos solteiros

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pratos prontos e congelados são a primeira escolha dos solteiros, apesar de as lojas oferecerem ingredientes também em porções individuais.
Segundo uma pesquisa feita pela empresa Bordon, que comercializa a linha de produtos Swifft Premium, os solteiros do país movimentam por mês cerca de 79 toneladas de alimentos prontos ou vendidos em "quentinhas".
Somente em São Paulo, a Bordon repõe mensalmente 30 mil bandejas de lasanha e de escalopinho nos supermercados da cidade. Cada porção tem 280 gramas, suficiente para alimentar uma pessoa.
A preferência pelos alimentos prontos, congelados ou não, vem da praticidade ou da falta de hábitos na cozinha, como é o caso do administrador de empresas Rogério de Campos Rezende, 34.
Na cozinha, Rezende tem apenas geladeira e forno de microondas. "Compro comida congelada e como na própria embalagem para não ter de lavar os pratos", diz.
Na hora do aperto, ele apela para lojas como a Casa Santa Luzia e o Empório Santa Maria, ambas nos Jardins (zona oeste).
"Essas casas têm mais variedade de produtos para solteiros e acabam saindo mais barato", diz.
Ao contrário de Rezende, o arquiteto Bruno de Assis Viana engrossou o coro daqueles juraram aprender a cozinhar.
Quando saiu da casa dos pais, em 89, Viana diz ter comprado vários livros de receitas.
"Enchi a geladeira de bugigangas e temperos até descobrir que minhas aventuras gastronômicas não iam além do macarrão ao sugo e do misto quente", diz.
Hoje, Viana criou um cardápio básico para sua geladeira. "Tenho sempre frios, de preferência importados, macarrão italiano, um bom molho de tomate, queijos, iogurte e muita cerveja", diz.
Sofisticação
Além dos pratos tradicionais, lojas de São Paulo oferecem produtos sofisticados, como miniquiche de salmão e champignon.
Essa torta sai por R$ 2,18 no Empório Santa Maria. A Casa Santa Luzia vende queijo de leite de cabra por R$ 14,30 o quilo.
Para beber, as opções vão de sucos industrializados –que custam R$ 0,51 no Sé Supermercados– até vinhos importados, que chegam a custar R$ 10,31 no Empório Santa Maria.
Para os solteiros que preferem alimentos in natura, as dificuldades são maiores, porque é mais difícil conservá-los.
"Bananas, tomates e goiabas são os campeões do ranking do saco de lixo", diz o artista plástico Ricardo de Almeida, 28. "Adoro frutas, mas não consigo calcular o quanto vou comer na semana."

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