São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Pintores trabalham a favor do suporte

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora a "tese" da curadoria da Bienal seja a de que a arte hoje é marcada pelo abandono do suporte (a tela), há alguns pintores de primeiro time entre os artistas selecionados para a representação brasileira.
Iberê Camargo, morto em agosto último, é considerado hoje um dos maiores pintores brasileiros, com uma obra expressionista que influenciou muitos artistas jovens nos anos 80. A Bienal apresenta dois óleos de grandes proporções –"Solidão", deste ano, e "Tudo te é Falso e Inútil", de 93– e 34 guaches do artista.
Antonio Dias é reconhecido como um dos artistas mais importantes do país surgidos nos anos 60, com influências da arte pop e conceitual. A Bienal mostra seis pinturas do artista, que vive hoje na Alemanha.
Entre os representantes da nova geração de pintores, Paulo Pasta é um dos nomes mais significativos, com um trabalho que contradiz as perspectivas mais sombrias e drásticas sobre o fim da pintura.
"Estou procurando uma solução para a pintura hoje. Não devo respeito a nenhum legado. Não tenho programa. Não me interessa essa história de pós-moderno como simulação. Quero enfrentar uma situação. É o que me coloca numa posição contemporânea. A pintura hoje está fora de foco. As pessoas não miram muito a pintura. Pinto para me salvar", diz.
Além dos três, há ainda duas pintoras jovens: Niura Bellavinha, 34, e Marianita Luzzati, 30. A primeira, que trabalha com jato de ar comprimido e de água, mostra quatro grandes telas abstratas em acrílico e óleo sobre linho.
"O mais importante para mim é o fortalecimento da questão plástica. Estou discutindo a possibilidade da pintura. Gosto de trabalhar os valores da luz excessiva. Gosto de trabalhar as relações de força, com a oposição de massas de espaço e áreas aguadas", diz.
As telas de Marianita Luzzati também são de grandes proporções, só que "figurativas". "Não discuto o suporte; estou pintando. Acho que me encaixo nesta Bienal como reafirmação do suporte", diz.

Texto Anterior: ANTONIO DIAS; ADRIANE GUIMARÃES; MARCIA GROSTEIN; SAINT CLAIR CEMIN; CECÍLIA DE MEDEIROS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.