São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

CET multa 900 por falta de cinto

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) multou ontem cerca de 900 motoristas por falta de cinto de segurança em São Paulo, entre as 8h e as 19h. Foram, em média, 81 multas por hora e 1,25 por minuto.
Os balanço do primeiro dia de multas e o número de motoristas que agora usam o cinto serão divulgados hoje. Se essas 900 multas forem pagas –é possível recorrer (veja texto abaixo)–, a prefeitura arrecadará R$ 136 mil.
As multas por crianças no banco da frente foram cerca de dez, segundo a CET.
Entre as 8h e as 10h, a CET registrou 217 multas. No cruzamento das avenidas Brasil e Rebouças, quatro fiscais multavam e orientavam motoristas.
Em média, cada fiscal multava cinco motoristas por hora. Em 30 minutos, a Folha contou 33 motoristas sem cinto, subindo a Rebouças (sentido avenida Paulista).
Por volta das 12h, o presidente da CET, Gilberto Lehfeld, 51, esteve no local. Ele foi informado pela reportagem de que alguns fiscais (na esquina da alameda dos Maracatins com avenida Indianópolis, por exemplo), em vez de multar os motoristas, estavam somente dando orientações.
"A ordem não é essa. A orientação é para multar quem desobedecer a lei", afirmou. Em seguida, Lehfeld viu que o motorista de um Monza estava sem cinto de segurança. Acenou para que o fiscal abordasse o carro.
O fiscal se aproximou do Monza e pediu para que o motorista (ele se recusou a dizer seu nome à reportagem) colocasse o cinto, mas não o multou. Irritado, Lehfeld se afastou dos repórteres, chamou o fiscal e o repreendeu por não ter multado o motorista.
A reportagem da Folha verificou, na tarde de ontem, o uso do cinto em dois pontos da cidade onde não havia blitz da CET. Na esquina da rua Aurora com a avenida Vieira de Carvalho (centro), entre 12h e 12h20, passaram 131 carros. Em 101 deles (78%) os motoristas e passageiros estavam com o cinto.
Na esquina da alameda Santos com a rua Augusta (zona oeste), a porcentagem de motoristas com cinto atingiu 86%. De um total de 321 motoristas, 276 estavam com cinto entre as 12h40 e a 1h.
Cinco motoristas que estavam sem cinto disseram que não usavam o dispositivo por esquecimento e o colocaram imediatamente.
Amanhã a CET fará blitz em 76 cruzamentos da cidade.

Próximo Texto: Saiba como recorrer da multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.