São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela cede a protestos de grupos negros

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Gilberto Braga e os outros quatro autores de "Pátria Minha" decidiram incluir na novela um diálogo em que a personagem Zilá (Chica Xavier) vai manifestar "orgulho de possuir a pele negra".
A Rede Globo deve exibir a cena em dezembro. Durante uma conversa com o afilhado Kennedy (Alexandre Moreno), Zilá vai dizer que nunca se envergonhou de "pertencer à comunidade negra", que os negros não são "menos inteligentes que os brancos" e que ninguém "deve se calar diante do preconceito racial".
A inclusão da cena atende reivindicações de grupos que combatem o racismo no Brasil.
Há duas semanas, um dos protagonistas de "Pátria Minha", o empresário Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), acusou o jardineiro Kennedy de roubo.
Emendou à acusação injusta uma série de insultos racistas: "negro safado", "crioulo", "negro insolente". Chorando, Kennedy não conseguiu reagir à altura.
Poucos dias depois, um grupo de São Paulo, o Geledés/SOS Racismo, entrou na Justiça com uma notificação contra a Globo e os autores da novela.
A organização considera que "Pátria Minha" feriu a auto-estima da comunidade negra por causa do modo passivo como Kennedy se portou frente às agressões.
Para reparar o mal, dizia a notificação, personagens negros da novela –e não os mocinhos brancos– teriam que "conscientizar" o jardineiro, incutindo-lhe "orgulho de raça".
Outros grupos do Rio e São Paulo manifestaram a mesma opinião do Geledés, embora sem apelar à Justiça. O Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, por exemplo, chegou a mandar um fax sobre o assunto para Gilberto Braga
"Eram reivindicações justas, que resolvemos levar em consideração", afirma Sérgio Marques, um dos autores de "Pátria Minha". A equipe de escritores tomou a decisão no último fim-de-semana. Até a próxima segunda-feira, deverá concluir o diálogo entre Zilá e Kennedy.

Texto Anterior: 'Blade Runner' entra para Biblioteca do Congresso; Gravadora lança CD com Michael aos 8 anos; Atriz Ricki Lake protesta e passa a noite na cadeia; Steve Wonder anuncia turnê contra a fome
Próximo Texto: Movimento negro tenta coerção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.