São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo registra 99 assassinatos em 5 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

O Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) registrou 99 assassinatos no último fim-de-semana prolongado -das 8h de sexta às 8h da última quarta.
No mesmo período da semana passada, o Decap registrou 77 homicídios na cidade.
Segundo o delegado Massilon José Bernardes Filho, 45, diretor do Decap, esse é o fim-de-semana mais violento desde junho passado. Bernardes Filho atribuiu o aumento dos assassinatos ao calor e ao consequente aumento de consumo de bebidas alcoólicas.
Ele disse que esses números excluem os atropelamentos, suicídios e acidentes de trânsito. Dos 99 assassinatos, 27 estão sendo investigados pela Divisão de Homicídios por serem crimes que a polícia não sabe quem são os autores.
Desses 27, 20 aconteceram na zona sul e quatro na zona leste.
O delegado chefe da Divisão de Homicídios, Marco Antônio Desgualdo, 44, também atribuiu o aumento do número de assassinatos ao calor, ao consumo de bebidas e de drogas.
"As pessoas saem para se divertir e, estando armadas, acabam matando alguém", disse. O delegado citou como exemplo o assassinato de Durval Mokarzil Guimarães, na avenida Robert Kennedy (zona sul).
Na madrugada de sábado, dois homens estavam urinando na avenida após deixarem um bar, onde teriam se embriagado. Sérgio Orioli passou pelos dois e os repreendeu por urinarem na rua.
Os dois homens sacaram revólver e atiraram em Orioli. Guimarães foi ver o que estava acontecendo e acabou sendo morto pelos acusados.
"Cerca de 80% dos crimes de morte são cometidos com armas de fogo. Por isso é fundamental que se desarme a população", disse o delegado.
Desgualdo e Bernardes Filho afirmaram que não há qualquer relação entre o aumento do número de mortos neste fim-de-semana com a suposta vinda de criminosos foragidos da Justiça carioca para São Paulo.
Até setembro deste ano, a Secretaria de Segurança Pública já havia registrado na Grande São Paulo 4.924 assassinatos. Durante todo o ano passado, foram registrados 5.828 homicídios. Em 92, aconteceram 4.903 casos.

Texto Anterior: Criminalidade federal
Próximo Texto: Ribeirão Preto envia 173 PMs para 'operação verão' no litoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.