São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP fica 36 horas sem acidentes fatais

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde as 7h de anteontem, quando a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começou a multar os motoristas sem cinto, até as 19h de ontem, nenhuma pessoa havia morrido em acidentes de carro em São Paulo.
Anualmente, cerca de 900 pessoas morrem no trânsito da cidade. A média é superior a duas mortes por dia. Na quarta-feira da semana passada, por exemplo, morreram duas pessoas, em um total de 527 acidentes. Anteontem, ocorreram 609 acidentes, 82 a mais que na semana anterior.
O número de feridos também diminuiu de uma quarta-feira para a outra. Foram 76 feridos anteontem, contra 98 na semana anterior.
Para o presidente da CET, Gilberto Lehfeld, estes números demonstram a diminuição da violência no trânsito da cidade.
Ele ressaltou que é cedo para afirmar se o número de mortos e feridos diminuiu em função do cinto. A CET fará um levantamento em hospitais públicos para verificar a diminuição da violência no trânsito da cidade.
Anteontem a CET aplicou 1.022 multas por falta do cinto de segurança e 17 por crianças no banco da frente. Para Lehfeld, o número foi superior ao esperado, de cerca de 900 multas.
Segundo Lehfeld, a expectativa é de que ontem o uso tenha aumentado ainda mais. "Na esquina da rua Groenlândia com avenida Nove de julho, o uso aumentou de 79% anteontem para 97% ontem", disse Lehfeld. O balanço geral do dia será divulgado hoje.
Ontem, entre as 7h e as 9h, foram aplicadas 199 multas por falta de cinto e uma por criança no banco errado.
No cruzamento da rua Estados Unidos com avenida Nove de Julho, o fiscal da CET Antônio Damaceno multou dez motoristas entre as 7h e as 12h. "Quando eles vêem que eu estou aqui põe o cinto e eu não multo."
Para Lehfeld, o número de multas não deverá diminuir. "Nós calculamos que 90% da população passe a usar o cinto. Sempre haverá os que não vão usar e esses nós vamos multar, mantendo a média de mil multas diárias", afirmou.
Com essa média a prefeitura deve arrecadar cerca de R$ 151.350 diariamente. Ainda não se sabe em que será aplicado esse dinheiro.

Texto Anterior: Fracasso sobe à cabeça; Ponto alto; No ar
Próximo Texto: França e Reino Unido obrigam uso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.