São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks e Ford vão se separar em janeiro

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Já estão definidos os executivos que vão dirigir a Volkswagen e Ford após a dissolução da Autolatina. A Folha apurou que as duas empresas deverão estar operando de forma independente a partir de 1º de janeiro.
O processo de separação dos funcionários das duas montadoras ocorre em ritmo acelerado e deve estar terminado até o final do ano.
O engenheiro belga Pierre-Alain De Smedt, diretor-superintendente da Autolatina, ocupará o cargo de presidente da Volkswagen do Brasil. Miguel Jorge, vice-presidente para Assuntos Corporativos da holding, passa a ser vice-presidente da Volks.
Tanto a Autolatina como a Volkswagen não quiseram falar ontem sobre o assunto.
O atual presidente da montadora, Miguel Barone, assume o cargo de diretor comercial. B. Wiedemann será o novo diretor de produção da Volks. Na Autolatina ele é o vice-presidente executivo para Assuntos Técnicos e Industriais.
A presidência da Ford fica com Gurminder Bedi, diretor-superintendente da Autolatina desde junho. Bedi nasceu na Índia, é naturalizado norte-americano e trabalha na Ford dos EUA desde 71.
Para a vice-presidência foi escolhido Ivan Fonseca e Silva, atual vice-presidente de Planejamento de Negócios, Assuntos Trabalhistas e Legais da Autolatina.
O presidente da Ford, Udo Kruse, permanece na montadora como diretor-geral de vendas.
O principal executivo da Autolatina a partir do ano que vem, segundo apurou a Folha, será J.B.Smith, atual vice-presidente executivo para Finanças e Assuntos Administrativos. Ele seria o encarregado de administrar a separação financeira da holding.
A decisão de separar as operações da Ford e da Volkswagen no Brasil e na Argentina foi tomada no dia 6 de julho, durante reunião do Conselho de Administração da Autolatina, presidido por José Lopez Arriortúa, diretor da Volkswagen mundial.
Na reunião de Buenos Aires foi definido que os carros da Volks e da Ford não seriam mais produzidos em plataformas comuns.
Na próxima semana, Lopez Arriortúa deverá estar no Brasil para mais uma reunião do "board" .
A separação física da fábrica de caminhões da holding, no bairro do Ipiranga, deve ser um dos temas em discussão. A Ford, segundo apurou a Folha, que que essa separação ocorra já em fevereiro.

Texto Anterior: Taxa de juro mantém queda; Bolsa oscila
Próximo Texto: IPI de 'popular' importado cairá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.