São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet transmite show dos Stones ao vivo

MARIA ERCILIA
EDITORA-ADJUNTA DO MAIS!

Como espetáculo provavelmente não vai ser muito impressionante, mas fica na história com certeza: o show dos Rolling Stones em Dallas hoje será o primeiro a ser transmitido ao vivo pela Internet (rede mundial de computadores, que integra 40 milhões de máquinas no mundo inteiro).
A banda toca em São Paulo em 27 e 28 de janeiro de 1995 (no estádio do Morumbi) e no Rio em 2 e 4 de fevereiro (no Maracanã).
No show de hoje, as cinco primeiras músicas serão transmitidas via Internet a partir das 22h (horário de Dallas). A transmissão será em seis a dez quadros de vídeo por segundo (a imagem de TV tem 24 quadros, a de cinema, 30, e de um joguinho de computador, 15) em cores. Bem "low tech".
A aparência precária da transmissão esconde a complexidade da tecnologia envolvida. Um dos grandes desafios enfrentados pelos pesquisadores da Internet hoje é justamente a transmissão de imagem e som (quase todas as transmissões são puro texto).
Imagem em movimento significa muita informação para montar cada pedacinho de tela, e muita informação significa congestionamento no trânsito da rede. Por isso, o show será transmitido através da Mbone, uma rede experimental de alta velocidade dentro da Internet (leia texto ao lado).
Somente 21 países possuem conexões Mbone, e o Brasil não está entre eles.
A empresa de computação Sun, especializada em "workstations", patrocina a transmissão, orquestrada por uma empresa de multimídia nova-iorquina, Thinking Pictures.
No texto de divulgação distribuído na Internet (código de acesso – http:// stones. com) anunciam-se vários produtos ligados à turnê, que podem ser adquiridos via computador, como trechos do disco "Voodoo Lounge".
Como a transmissão vai se restringir a lugares equipados com milionárias "workstations" que suportam o Mbone (na maioria universidades e laboratórios de pesquisa), os organizadores convidaram os interessados a dar "festas" para assistir ao show.
Com agências internacionais

Texto Anterior: Parati promove intercâmbio entre grupos internacionais
Próximo Texto: Veja como funciona o sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.