São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como funciona o sistema

AUGUSTO CARDOSO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE SAN FRANCISCO

A peça básica da transmissão do show dos Rolling Stones pela Internet é chamado Mbone- "Multicast Backbone".
Mbone é uma rede virtual dentro da Internet que existe desde 1992 e que ainda está em fase de desenvolvimento. Ele surgiu de experiências feitas pelo IETF ("Internet Engineering Task Force").
É uma organização formada por pessoas que aprovam e desenvolvem padrões de protocolo e uso da Inernet para conectar vários "sites" usando áudio e vídeo para suas reuniões.
Atualmene, o Mbone é usado por centenas de pesquisadores para desenvolvimento de novos protocolos e aplicações para comunicação através da Internet usando multimídia.
Mbone hoje oferece não só áudio e vídeo, mas também uma aplicação de quadro negro onde todos os participantes em uma reunião podem escrever e ler ao mesmo tempo e a distribuição de apresentaçãoes em tempo real.
A comunicação pelo Mbone pode ser de um local para vários outros. Uma das aplicações mais interessantes é a videoconferência e videofone pela Internet, que era considerada impossível alguns anos atrás.
Uma das maiores "atrações" do Mbone são as transmissões ao vivo feitas pela Nasa das missões dos ônibus espacials. É como um saído de livros de ficção científica: receber na tela do seu computador imagens de vídeo ao vivo do espaço.
Para a transmissão de áudio e vídeo é preciso manter um fluxo constante de informação, caso contrário o áudio ficaria "quebrado" e com muito ruído e o vídeo teria problemas semelhantes. O Mbone usa uma série de novas idéias para que se possa transmitir áudio e vídeo, por isso não é possível receber estes sinais em qualquer lugar.
É necessário que o equipamento suporte IP-Multicast, um novo tipo de pacote que permite o uso de áudio e vídeo com certa qualidade.

Texto Anterior: Internet transmite show dos Stones ao vivo
Próximo Texto: Sonia Braga quer filmar Tieta no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.