São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz federal pede lista no caso Whitewater

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um juiz federal dos EUA ordenou ontem ao escritório de direito do qual a primeira-dama Hillary Clinton foi sócia que entregue a lista completa de seus clientes para a Justiça investigar possíveis conflitos de interesse.
A Rose Law Firm, de Little Rock, Arkansas, sul do país, representou tanto a agência federal encarregada de fiscalizar instituições financeiras quanto proprietários de bancos acusados de falências fraudulentas.
Entre eles, James McDougal, que com sua ex-mulher foram sócios do casal Bill Clinton, na época em que ele era governador de Arkansas, na empresa de construção civil Whitewater.
A Whitewater é acusada de diversas irregularidades fiscais e de ter servido de fachada para empréstimos ilegais para duas campanhas para reeleições de Clinton como governador de Arkansas.
Um promotor independente, Kenneth Starr, investiga o caso Whitewater, que envolve ainda operações financeiras feitas pela primeira-dama na década de 80 e várias denúncias de conflitos de interesses.
No ano passado, uma comissão parlamentar de inquérito também examinou o assunto mas apenas de maneira parcial, devido a um acordo entre a bancada majoritária do Partido Democrata, de Clinton, e a oposição.
Com a vitória nas eleições da semana passada do Partido Republicano, que a partir de janeiro terá a maioria no Congresso, aguarda-se que uma CPI mais agressiva sobre o caso seja constituída ainda em janeiro de 1995.
Anteontem, anúncios de página inteira colocados em diversos jornais do país por grupos políticos conservadores pediram a reabertura das investigações sobre o suicídio de Vincent Foster.
Foster, assessor jurídico da Casa Branca, ex-sócio de Hillary na Rose Law Firm e procurador do casal na Whitewater, morreu em julho de 1993. O promotor independente Robert Fiske, concluiu que foi suicídio.
Mas, como o anúncio ressalta, ainda sobram muitas dúvidas sobre as circunstâncias da morte.

Texto Anterior: Crise na Itália pode derrubar Berlusconi
Próximo Texto: Indiciado homem que atirou na Casa Branca; França quer teste de Aids para residentes; Andrew almoça com veteranos das Malvinas; Rejeitado processo contra Carlos Menem; Charles disse a Diana que não a amava em 81; Mandela assina lei de devolução de terras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.