São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE apura abuso de poder no Rio

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O corregedor eleitoral do Rio, Paulo César Salomão, determinou ontem a abertura de "investigação judicial eleitoral" contra os candidatos Itamar Serpa Fernandes (PDT) e Luiz Teixeira (PSD).
A investigação foi pedido pelo procurador regional eleitoral, Alcyr Molina da Costa, acusando os candidatos de "abuso de poder econômico" e de serem "grandes beneficiários das fraudes constatadas pela Justiça Eleitoral".
Serpa é candidato a deputado federal e teria sido eleito na votação anulada de 3 de outubro. Teixeira ficou como primeiro suplente do seu partido para estadual.
Os dois candidatos são acusados de terem distribuído alimentos e produtos eletro-eletrônicos através de bingos em Nova Iguaçu (RJ).
Além de Serpa e Teixeira, já estavam sob investigação judicial eleitoral os candidatos Márcia Cibilis Viana (federal, PDT), Paulo de Almeida (federal, PSD) e Aluizio de Castro (estadual, PPR).
O tribunal anulou 108 votos de Nilton Cerqueira (federal, PP) e 93 de Emir Larangeira (estadual, PFL) na 113ª zona (Niterói). Os votos foram preenchidos com a mesma letra. Também foram anuladas duas urnas em Barra Mansa.
O vice-presidente do TRE-RJ e presidente da Comissão de Apuração, Genarino Carvalho, disse ontem que a lentidão de algumas seções vai impedir que a apuração das eleições do Rio termine hoje. Ela deve terminar amanhã.
Anteontem, o diretor de Informática do TSE, Ladislau Petrarca, havia previsto a conclusão dos trabalhos para hoje. Ontem à tarde, Carvalho estava fazendo nova rodada de cobrança às zonas eleitorais mais atrasadas.
O corregedor Regional Eleitoral, Paulo César Salomão, estava mais otimista que Carvalho e previu que 99% das apurações estarão concluídas hoje, ficando apenas algumas pendências para amanhã. No primeiro turno a apuração do Rio demorou 14 dias.

Texto Anterior: Almeida Prado recebe homenagem em SP
Próximo Texto: Comissão na BA nega recontagem de votos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.