São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Testemunhas de chacina no Rio reconhecem três PMs

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Testemunhas de chacina no Rio reconhecem três PMs
Três testemunhas da chacina de Nova Brasília participaram ontem de um reconhecimento dos policiais envolvidos na morte de 13 pessoas. Até as 17h30, três policiais tinham sido reconhecidos.
A corregedora da Secretaria de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, convocou 35 policiais para o reconhecimento. Destes, 30 são policiais civis lotados na Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE). Os outros cinco são policiais militares lotados no 23º Batalhão de Polícia Militar (Leblon, zona sul).
O reconhecimento foi feito no prédio da Secretaria de Polícia Civil, no centro. As três testemunhas –duas menores e uma mulher – afirmam ter presenciado o assassinato de pelo menos 6 dos 13 mortos. Elas também teriam sofrido abuso sexual por parte dos policiais.
Uma das testemunhas presenciou a morte de Evandro de Oliveira, 22, conhecido como "Japeri". Segundo a testemunha, Evandro teria sido morto por um policial militar conhecido como Teo e que seria do 23º BPM.
Teo teria atirado nos olhos de Evandro, dizendo que não queria "garanhão de olho verde na favela".
Teo e outro soldado, Plínio Alberto dos Santos, do 3º BPM (Méier), já estão presos. Plinio teria participado da morte de André Luis Nery da Silva.
André teria sido retirado de casa e algemado na frente de uma das testemunhas. Depois, apareceu morto com vários tiros na cabeça.
Duas das testemunhas teriam sido vítimas de abuso sexual por parte de Plínio e de outros policiais. A terceira testemunha teria sido ameaçada de morte pelos policiais, caso não deixasse a favela.
As testemunhas, de acordo com Martha Rocha, recusaram a proteção policial oferecida pela Secretaria de Polícia Civil.

Texto Anterior: Fusão da Guanabara e Estado do Rio em 75; PM reconhece existência da Falange Vermelha; Sequestrados 11 garotos em Acari em 90; Arrastão causa pânico em praias em 92; Juíza condena bicheiros; ocorrem 2 chacinas em 93
Próximo Texto: Chacinas mataram 53 em quatro anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.