São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inscrições em escolas superam número de vagas

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

No segundo dia de inscrições para o 1º ano do 2º grau na rede pública estadual de São Paulo, várias escolas receberam número de inscrições superior ao de vagas.
As escolas nessa situação terão que fazer sorteio para definir os alunos que ficarão com as vagas. Os alunos aprovados na 8ª série do 1º grau e os repetentes da 1ª série do 2º grau têm vaga garantida nas escolas em que estudavam.
A Albino César, no Tucuruvi (zona norte), recebeu até o meio-dia de ontem 910 inscrições para 680 vagas disponíveis.
Na Filomena Condessa Matarazzo, em Ermelino Matarazzo (zona leste), 3.200 estudantes se inscreveram até o final da tarde para disputar 1.000 vagas.
As escolas só saberão quantos candidatos terão que se submeter ao sorteio após o término das inscrições, no próximo dia 25 –ainda não se sabe quantos são os inscritos com vagas garantidas e os que terão de passar pelo sorteio.
Prefeitura
Pais de alunos da rede pública municipal de São Paulo pretendem entrar com uma ação judicial contra a prefeitura, motivada, segundo eles, pelo alto número de horas-aula não realizadas em 94.
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais de alunos pedem que a prefeitura institua professores substitutos para as turmas de 5ª a 8ª séries.
O professor substituto –aquele que dá aulas na ausência do responsável pela turma– existe na rede municipal apenas nas turmas de 1ª a 4ª série do 1º grau.
"Tenho três filhos matriculados em escolas municipais e posso dizer que há 40% de horas vagas entre as aulas", disse a microempresária Giulia Pierro, 46, coordenadora de uma associação de pais que reúne 11 escolas.
O vereador Maurício Faria (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, visitou nas últimas semanas oito escolas a pedido de grupos de pais.
"Os problemas vão de deficiências na infra-estrutura à falta de professores", disse Faria.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, os problemas levantados pelos grupos de pais "não procedem". De acordo com a assessoria, só este ano 2.500 novos professores foram convocados.

Texto Anterior: Unicamp divulga os locais da 1ª fase
Próximo Texto: Racionamento em SP entra em seu 16º dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.