São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rhett Butler foi inspirado em banqueiro de Charleston

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rhett Butler, personagem criado por Margaret Mitchell no romance "...E o Vento Levou" e interpretado por Clark Gable na versão cinematográfica, foi inspirado em um banqueiro de Charleston (EUA).
A versão é do historiador E. Lee Spence, da Carolina do Sul, que publicará livro sobre o assunto dentro de alguns meses.
Assim como o personagem criado por Mitchell, o banqueiro George Trenholm era um homem de negócios audacioso e sedutor. No início da Guerra de Secessão, Trenholm estava à beira da falência, mas, ao seu final, havia se transformado em proprietário de uma frota de 60 embarcações.
Era alto, gostava de jogar e beber, frequentava bordéis e perdeu uma filha, como o Rhett criado por Margaret Mitchell.
E também, ao final da guerra, Trenholm foi preso e acusado de traição, mas seus protetores do norte conseguiram libertá-lo.
No romance, Rhett era suspeito de roubo contra o tesouro da confederação, ato que foi realmente praticado por Trenholm.
O historiador E. Lee Spence não leva em consideração a versão de que Rhett seria inspirado no primeiro marido de Margaret Mitchell, Berien Uphsaw.
"Talvez a escritora tenha usado algumas das características de seu marido, mas não existem dúvidas de que Rhett é George Trenholm."

Texto Anterior: Ímã; Manual do Escoteiro; Ovelha
Próximo Texto: Black is beautiful
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.