São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Pequenas empresas devem conhecer mais seus clientes
INÊS CASTELO
Albion defende a idéia de que as pequenas empresas devem conhecer ao máximo seu cliente e manter um relacionamento íntimo com eles. "Empresas de grande porte não conseguem fazer isso. E esse diferencial deve ser explorado pelos pequenos", diz. "Registre cada cliente que compre na sua loja. Entre em contato para saber se estão satisfeitos com o produto, com o atendimento. Peça sugestões. Gaste sua verba de marketing em questionários e escolha os dez clientes mais assíduos para conhecê-los melhor. Deixe claro que você se importa com eles como pessoa." Para Albion, uma empresa só cria clientes leais se tratá-los como parceiros, "ajudando-os a gastar menos ou vender mais (no caso de empresa que opera com outra)". Contratar vendedores treinados e um profissional que atenda muito bem os telefonemas são pontos importantes para que o negócio dê certo. "O telefone é, muitas vezes, o primeiro contato de clientes com a empresa. É preciso dar boa impressão. Bom atendimento vale mais do que muita propaganda." Albion diz ainda que "na pequena empresa, o cliente deve ser conquistado sem pressa, um a um. Só assim serão cativos". Ele aconselha empresas com pouca verba a investir em eventos locais, da comunidade. "É uma boa forma de atrair clientes." A distribuição de brindes é considerada uma prática eficaz, principalmente quando agregada a um questionário ou resposta de mala direta. "É muito provável que você aumente a taxa de resposta em 10%. Mas é preciso que o brinde tenha alguma relação com o produto vendido e que seja de boa qualidade. Brinde fajuto não adianta nada." Texto Anterior: Para consultores, sistema exige cuidados Próximo Texto: Como montar uma confecção? Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |