São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
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Nova picape da Ford é boa para o lazer

RICARDO CARVALHO COUTO
EDITOR-INTERINO DE VEÍCULOS

Com exclusividade, Veículos avaliou a nova picape Ranger, que começou a ser importada este mês pela Ford.
O modelo está sendo vendido em duas versões: XL (cabine convencional) e STX (cabine alongada).
A picape, que se situa em tamanho entre a Pampa e a F-1.000, também da Ford, se destaca pelo design atual e aerodinâmico.
Em termos de conforto e equipamentos, o utilitário se equipara aos automóveis de luxo.
Destinada principalmente para o lazer, a Ranger é fácil de dirigir e concorre com modelos similares de marcas norte-americanas (veja texto abaixo) e japonesas.
O motor tem seis cilindros dispostos em V, 4.000 cc de cilindrada e 162 cv de potência.
Equipado com injeção multiponto, é silencioso e apresenta pouca vibração em rotações mais elevadas.
O câmbio, de cinco marchas, tem engates suaves. A embreagem possui acionamento macio.
A direção hidráulica é leve e rápida. Oferece bom raio de esterçamento, o que facilita muito nas manobras.
A suspensão dianteira –independente– é macia no asfalto e a traseira –com eixo rígido e tração– não "salta" quando passa sobre irregularidades no piso.
Com discos ventilados na frente e tambores atrás, os freios respondem de imediato a qualquer tipo de solicitação, mesmo colocando pouca pressão no pedal.
O freio de estacionamento é acionado pelo pé esquerdo e liberado atrás de um puxador instalado embaixo do painel.
A versão avaliada (com preço de R$ 22 mil na revenda) tinha ar-condicionado, rodas especiais e freios ABS (antitravamento) nas rodas traseiras, opcionais.
Além disso, trazia rádio AM/FM e luz de cortesia no motor e na caçamba (de série).
Com 4,68 metros e pesando quase 1.500 kg, a Ranger carrega até 650 kg de carga.
O estepe fica debaixo do assoalho da carroceria -o que reduz a chance de roubo–, liberando toda a área da caçamba (de 1,82 metro).
A cabine tem assento semi-inteiriço e apenas dois encostos individuais. Isso limita a sua capacidade em até três pessoas.
O terceiro passageiro viaja em posição desconfortável e apertado. Fora o inconveniente de ter a alavanca de câmbio à sua frente.
O espaço para bagagens atrás do banco é reduzido, como nas picapes de sua categoria. Leva apenas duas malas médias e estreitas.
Completo, o painel incorpora inclusive conta-giros.

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