São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhores dicas vêm de fora

FRANCESC PETIT

Todo bom publicitário é atento a tudo o que aparece de novo ou que seja de interesse da profissão, mas nem sempre as melhores dicas vem de gente do setor, ou mesmo em publicações especializadas, muito menos das entidades representativas da propaganda. Às vezes pessoas de fora têm melhores dicas, pois não estão viciadas com velhas publicações.
Me lembro que em 1954 quando entrei para trabalhar na J. Walter Thompson, quem me deu as melhores indicações sobre revistas que devia comprar não foi um redator nem tampouco um diretor de criação, ou diretor de arte, mas foi um contato, na época era o Caio Domingues, culto e atento a tudo.
Anos mais tarde, um designer argentino, Carlos Rolando, me mostrou o nº 1 da revista FMR, criada e editada por um sofisticado diretor de arte italiano, Franco Maria Ricci, sem dúvida um primor de esnobismo gráfico burguês, mas que teve a sua época. Acho que devo ter sido um dos primeiros a receber de um amigo meu, que morava em Los Angeles, a publicação "Comunication Arts"; isto foi nos anos 80. Assim é sempre bom estar atento às recomendações das pessoas.
Uma coisa curiosa é que o pessoal de criação gasta fortunas comprando livros e revistas para se manter bem informado, já os outros setores da propaganda ignoram essas publicações, como se eles trabalhassem em outra profissão. Os mais interessados assinam a tradicional Advertising Age e a revista AD'S, que não inspiram nada, muito menos influenciam.
Paulo Silveira, da DPZ, um jovem talentoso, assina uma publicação das mais interessantes, diria mais obrigatória para todo diretor de arte ou redator –a "U&lc", International Typeface Corporation. Eu entrei de sócio na assinatura do Paulo, pois é uma publicação maravilhosa, tanto o formato de 27,5x37,5, com papel simples, quase pobres, com um primoroso graphic design dos meus amigos da Pentagran. É um absoluto banho de talento a cada página, principalmente para aqueles que gostariam de fazer bons anúncios de jornal e revistas, e, principalmente de como se manipulam os tipos, tanto nos títulos como nos textos. Naturalmente ela é destinada a "Editorial Designers" ou "Typography Designers". É ideal para mostrar a todos os pilotos de computador como ter uma idéia melhor de como usar as fontes de tipos, como fazer anúncios de texto, "All Type"; como usar tipos com ilustração....
Certamente diretores de arte que estão bem informadinhos das coisas e das novidades, já devem conhecer bem a U&lc, pois seu logotipo é famoso, mas é sempre bom comentar algo que pode ser tão útil a profissionais e estudantes e ao pessoal de marketing, gerentes de propaganda e até a empresários em geral, que não privam de informações privilegiadas. Acho que vale a pena assinar esta revista. Creio que ela poderá influenciar os jovens diretores de arte a fazer maravilhosos anúncios e saber como se devem compor os seus textos de maneira profissional e criativa.
Outra publicação talentosa e inspiradora, já bem mais conhecida dos tarados por computador, é "Wired". Apesar de ter um formato mais tradicional, é extremamente estimulante para a criação de maneira geral e mostrar uma nova linguagem gráfica que emociona aos jovens e aos entendidos da revolução digital. Hoje a curiosidade que existe em torno deste tema é impressionante, daí que o uso desta linguagem atinge profundamente a todos os que estão acesos para a informática. Não é à toa que nas livrarias de todo o mundo as edições mais vendidas são sobre informática...

PARA SABER MAIS: U&lc / International Typeface Corporation
866 Second Avenue / New York, NY 10017
Assinaturas: P.O. Box 129 / Plainview, NY 11803-0129.
Informações: Tel.: (001212) 371-0699
Wired Ventures Ltd.
544 Second St., San Francisco, CA 94107-1427
Assinaturas: P.O. Box 191826, San Francisco, CA 94119-9866
Tel.: (001415) 904-0660 - Fax: (001415) 904-0669.

Texto Anterior: Variação % acumulada no mês
Próximo Texto: Maeda diz que crise gera oportunidade de crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.